Você provavelmente já ouviu falar em incêndios em fábricas de eletrodomésticos, afinal, são acidentes relativamente comuns. Diante disso, quais são as principais causas e as soluções para evitar esse tipo de problema? Acompanhe a leitura conosco para conhecer essas informações.
Incêndio de grandes proporções atinge galpão de fábrica de eletrodomésticos em Santa Catarina
Recentemente o G1 noticiou um incêndio de grandes proporções que mobilizou mais de 10 viaturas do corpo de bombeiros na cidade de Brusque, Santa Catarina. O espaço era alugado e utilizado por três empresas de eletrodomésticos e eletroportáteis.
O galpão que pegou fogo era da Irmãos Fischer, que divulgou uma nota informando que os prejuízos foram apenas materiais, pois todos os trabalhadores e fornecedores presentes no momento do acidente foram conduzidos em segurança. Até então não se sabe o que provocou o incêndio.
O que pode provocar um incêndio em uma fábrica de eletrodomésticos?
Se você é dono ou trabalha em uma fábrica desse tipo, precisa ter em mente que o próprio ambiente da fábrica é perigoso e pode favorecer a ocorrência de incêndios e explosões.
Materiais utilizados
Os materiais utilizados, como a madeira e o plástico, por exemplo, quando entram em contato com substâncias inflamáveis podem provocar incêndios e gerar uma propagação muito rápida.
Rede elétrica
A rede elétrica é um ponto que merece atenção quanto ao potencial para provocar incêndios e explosões em qualquer tipo de indústria, uma vez que uma possível incompatibilidade entre a rede elétrica e a tensão dos diferentes equipamentos pode causar grandes problemas.
Objetos que contribuem para a propagação das chamas
Alguns objetos comumente encontrados em galpões de lojas podem contribuir para a propagação de chamas. Entre eles: aparelhos de ar condicionado e eletrônicos, como notebooks e celulares, que precisam estar sempre em locais arejados.
Medidas para evitar esse tipo de acidente
As medidas para evitar tragédias em fábricas de eletrodomésticos consistem em realizar a manutenção periódica da rede elétrica, controlar as condições de temperatura e umidade dentro dos galpões e investir em recursos para detecção e controle de incêndios e explosões.
Um exemplo desse tipo de recurso é o Signifire, um sistema recomendado para grandes áreas, que fornece a detecção precoce de chamas, fumaça e intrusão por imagem. Além disso, você também pode contar com um sistema de supressão por gases, que tem ótimo custo benefício.
Nós da Digisensor trabalhamos com essas e outras alternativas. Aqui você pode encontrar o que há de mais moderno no mercado em relação a esse tipo de solução, então podemos te ajudar com isso. Conheça nossos produtos e invista na segurança do seu negócio.