Os riscos de incêndios e explosões são potencializados, quando as indústrias químicas deixam de realizar manutenções periódicas nas máquinas e os procedimentos de segurança.
As instalações, as condições das máquinas e equipamentos e a logística adotada nos processos de armazenagem, manuseio, transporte e descarte dos produtos precisam ser acompanhadas com rigor para evitar danos graves ao espaço físico, aos colaboradores e ao meio ambiente.
Indústrias que fabricam produtos orgânicos e inorgânicos, fios e cabos, produtos farmacêuticos, resinas, tintas, produtos de limpeza, entre outras citadas na Classificação Nacional das Atividades Econômicas (CNAE) precisam monitorar de maneira periódica os seus processos.
Isso porque os produtos desenvolvidos nestas indústrias químicas trazem em sua composição substâncias que podem gerar gases, líquidos combustíveis e inflamáveis e nuvens de poeira perigosas. Estas atmosferas explosivas dão origem a incêndios e explosões quando combinadas com oxigênio e fontes de ignição (faísca de equipamentos elétricos e não elétricos, e até mesmo um interruptor de luz).
Muitos são os fatores que levam as indústrias químicas a se tornarem vulneráveis a incêndios e explosões. Por isso, é importante analisar caso a caso para tomar as medidas corretas.
Existem substâncias que são naturalmente inflamáveis, como gasolina, pólvora e álcool, e outras que, quando submetidas a um superaquecimento do ambiente, das máquinas ou do próprio fogo, se decompõem ou reagem quimicamente, causando explosões de grande magnitude.
Por isso, é importante que as equipes responsáveis pela segurança dos trabalhadores tenham domínio desses riscos e tomem as medidas necessárias para evitar desastres. Além de prevenir riscos ambientais, se faz necessário o uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para aumentar a segurança dos colaboradores.
Firmar parcerias com empresas especializadas em gestão de risco de explosão é outra medida necessária para garantir a segurança de todos. Uma equipe preparada fará uma inspeção na indústria química e indicará os cuidados a serem tomados, incluindo a necessidade da instalação de equipamentos Ex, desenvolvidos especialmente para áreas classificadas.
Outra forma de prevenir uma explosão, é prever a instalação de um sistema de detecção e supressão contra explosão nos equipamentos que possuírem este risco inerente.