Recentemente houve um incêndio em uma indústria de fertilizantes de Barretos, São Paulo. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros de Barretos, tenente Frank, o fogo começou por volta da meia noite do dia 16 de outubro e se espalhou pelo galpão da empresa, onde ficam armazenadas bags e embalagens plásticas.
Moradores da região compartilharam filmagens nas redes sociais, bastante impressionados com o tamanho das labaredas de fogo. O Corpo de Bombeiros contou com a contribuição de caminhões-pipa de empresas próximas para controlar o incêndio.
O fogo foi extinto durante a madrugada e ninguém ficou ferido. Segundo o gerente da empresa, Aurélio Porto, não havia ninguém trabalhando no momento do acidente. Quanto às causas do ocorrido, ainda não se sabe o que pode ter provocado o fogo, o que será investigado pela Polícia Civil.
O que pode provocar um incêndio em uma indústria de fertilizantes?
O agronegócio evoluiu consideravelmente no Brasil nas últimas décadas, com isso, o uso de fertilizantes também aumentou e as empresas desse ramo cresceram. Porém, é preciso tomar cuidado para evitar problemas como o acidente que ocorreu em Barretos.
Os incêndios são um risco nessas indústrias devido ao potencial corrosivo dos produtos químicos utilizados. Por exemplo, o armazenamento e manipulação inadequados de produtos como amônia e similares podem acarretar um incêndio.
A interação entre líquidos e gases inflamáveis, assim como variações de temperatura (sobretudo quando se elevam) são combinações relativamente comuns nesse tipo de indústria, tal qual a falta de manutenção de equipamentos e também são fatores que podem provocar incêndios.
Como evitar esse tipo de acidente?
Para evitar incêndios em indústrias do ramo de fertilizantes é importante seguir alguns procedimentos de segurança, além de treinar os funcionários para manipular corretamente os produtos.
É importante realizar o dimensionamento correto, principalmente nos locais de armazenamento, manter a temperatura adequada, bem como utilizar exaustores para dispersar partículas provenientes de vazamentos.
Além disso, atualmente existem formas mais tecnológicas para controlar esse tipo de acidente, caso ocorra. Isso é especialmente importante para evitar maiores danos nessas situações, tanto para a saúde física das pessoas quanto para a estrutura do local.
Nesse sentido, nós do Digisensor contamos com sistemas voltados para a supressão de incêndio com agentes limpos como Ecaro 25 e Novec 1230, por exemplo, além de gás inerte e sistemas de combate por water spray e outras alternativas similares.
Também possuímos proteção contra explosões, com recursos tecnológicos de última geração da Fike Corporation, líder americana em soluções contra explosão. Então não deixe de conferir nossos serviços.