Caldeiras são equipamentos utilizados para aquecer líquidos, produzir e concentrar vapor. São utilizadas em diferentes tipos de indústria e possuem alguns riscos aos quais deve-se ter atenção, como incêndios e explosões. Por isso, iremos abordar como ocorrem os incêndios em caldeiras e como evitá-los.
Incêndio em caldeira da empresa Berneck
Para contextualizar a importância de entender a questão dos incêndios em caldeiras, vamos a um caso que ocorreu recentemente: no último dia 31 de outubro houve um incêndio em uma fábrica da Berneck, em Araucária, no Paraná.
Conforme noticiou o jornal O Popular, a empresa liberou uma nota na qual informou que o incidente ocorreu devido a um vazamento de óleo térmico, que entrou em combustão por causa da elevada temperatura e provocou as chamas.
Na ocasião, a brigada de incêndio interna da empresa entrou em ação rapidamente e em seguida contou com a ajuda do Corpo de Bombeiros, com isso, o fogo foi controlado. Duas pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.
O que pode provocar incêndios em caldeiras?
Há diferentes tipos de caldeiras: flamotubulares, a vapor, aquatubulares, entre outras, que podem ser usadas em diversos tipos de indústria. Contudo, o que elas têm em comum são a elevada pressão e as altas temperaturas. Esses dois fatores podem favorecer eventos como explosões e incêndios.
NR-13
Haja vista a importância do uso correto das caldeiras e da garantia da integridade desse tipo de equipamento, a Norma Regulamentadora 13 (NR-13) estabelece recomendações que devem ser seguidas rigorosamente. Entre elas, questões relacionadas a instalações, inspeções e procedimentos de controle de qualidade.
Como evitar incêndios em caldeiras?
Para evitar acidentes como incêndios nesses equipamentos é necessário obedecer aos limites de pressão e temperatura que os diferentes tipos de caldeiras podem alcançar. Também é necessário realizar manutenções preventivas para assegurar seu bom funcionamento.
Além disso, é de suma importância garantir que os parâmetros estabelecidos na NR-13 estejam em conformidade. Nesse sentido, o treinamento de pessoal é de grande relevância, pensando, sobretudo, na própria integridade dos colaboradores.
Hoje em dia já existem alternativas tecnológicas que podem auxiliar na detecção de incêndios e explosões, bem como impedir que esse tipo de acidente tome grandes proporções, como por exemplo detectores térmicos e detectores de fumaça.
Nós da empresa Digisensor contamos com recursos de última geração no que diz respeito à proteção contra incêndios e explosões, como o Kito corta-chamas e sensores para monitorar potenciais explosões. Por isso, não deixe de conferir nossas soluções e continue acompanhando os materiais do blog.