ARTIGOS

Teste de explosividade

AS AÇÕES QUE NORTEIAM O TESTE DE EXPLOSIVIDADE

Um conjunto de ações dá forma ao teste de explosividade ou ensaio de explosividade em um ambiente corporativo, complexo industrial alimentício, usinas de geração de energia elétrica, indústria farmacêutica, química e petroquímica, geralmente localizadas fora dos grandes centros urbanos. Em primeiro plano, é preciso que se analisem os diversos riscos de explosão, de caráter ambiental e principalmente os riscos à vida das pessoas. É necessário que se destaquem os investimentos e treinamentos em plataformas reais, de forma que o resultado final seja a máxima segurança operacional nas instalações. 

Principalmente no meio industrial, este procedimento é de prática imprescindível para que a capacidade produtiva não seja afetada por nenhum fator externo. A partir daí, a identificação e a consequente redução dos riscos de explosão em processos industriais, geração de energia e petroquímicos, é o principal objetivo do teste de explosividade ou ensaio de explosividade. 

Os índices de segurança conseguidos em cada ensaio ou teste de explosividade colocado em prática pela Digisensor são conforme as normas aplicáveis CEN e ASTM. Sendo assim, a execução e a respectiva interpretação dos resultados são ações alcançadas em primeiro plano por parte dos usuários que solicitam pelas demandas dos testes e demais ajustes que balizam estes trabalhos.

Em grandes, médias ou até mesmo pequenas escalas, é palpável que se obtenham diversos ensaios ou testes de explosividade eficazes e que provocam uma maior conscientização de segurança em todos os envolvidos. Como consequência do aumento de segurança na empresa surge a redução de risco no negócio, fazendo com que os proprietários e administradores de empresas se sintam mais confortáveis em investir e ampliar o negócio. A questão da inflamabilidade é rigorosamente prezada no processo de treinamento e manuseio de materiais com risco de serem explosivos no processo produtivo como um todo. 

Por sua vez, a Digisensor conta com profissionais responsáveis no momento da realização dos trabalhos, frequentemente conectados com o laboratório de campo da Fike Corporation nos USA e as novas plataformas disponíveis no mercado – tanto no que tange à gestão de segurança em si, quanto com relação às novas tendências tecnológicas que permeiam o setor. O ensaio ou teste de explosividade necessita ser colocado em prática por colaboradores experientes e alinhados com condutas de segurança em processos industriais de alta periculosidade.

Todas estas condições estão diretamente atreladas com o ensaio ou teste de explosividade que proporciona o conhecimento e a consciência do perigo de atmosferas explosivas em determinadas condições de temperatura e pressão nas várias etapas do processo produtivo. A partir deste conhecimento a Digisensor e Fike podem proteger as instalações através de dispositivos de  alívio de pressão, dispositivos passivos ou ativos para isolar o risco, equipamentos para supressão de explosão e suas reais combinações. Quando estes fatores se integram, é necessário que a capacidade produtiva da unidade se mantenha devidamente organizada para que nenhum fato estranho ou externo prejudique o desempenho do projeto de proteção contra explosão original. 

Por fim, mas não menos importante, as demandas atendidas pela Digisensor em ensaio ou teste de explosividade são executados exclusivamente nos laboratórios e campo de prova da Fike Corporation no Missouri USA.

Para saber mais sobre Teste de explosividade

Ligue para 11 4525-5900 ou clique aqui e entre em contato por email.

×