artigos

Supressão explosão duto

A ESTRUTURAÇÃO DA SUPRESSÃO EXPLOSÃO DUTO

O bicarbonato de sódio (NaHCO3) é um dos elementos mais utilizados em supressão explosão duto, assim como o dióxido de carbono CO2 é mais utilizado na supressão de incêndio em duto. Antes mesmo de qualquer outra característica, os dutos se condicionam por serem espaços confinados de grande importância na interligação de vários equipamentos no processo produtivo. Uma vez que o interior dos dutos é um volume comum a vários equipamentos industriais, isto significa que um sinistro ocorrido no duto pode se alastrar por todos os equipamentos vitais do processo produtivo, gerando um desastre inimaginável.

Por este motivo, é fundamental que a supressão explosão duto ocorra de maneira rápida e precisa, calculada conforme a quantidade, velocidade, Kst, temperatura, etc, do material transportado.

A Digisensor Sistemas instalará sensores cerâmicos de pressão ou sensores ópticos nos dutos para detectar o início da explosão e enviar um sinal ao painel de controle Epaco. Este painel verificará se as informações provenientes dos sensores estão corretas, insere os dados na matriz de programação e se for o caso comanda a descarga do agente supressor de bicarbonato de sódio dentro do duto em questão. Quando a supressão explosão duto é colocada em prática, os resíduos do agente supressor não causam problemas ao meio ambiente, saúde das pessoas ou contaminam o duto. No caso da industria de alimentos, a Digisensor utiliza bicarbonato de sódio Fike tipo food grade para evitar a contaminação da linha de produção. 

A técnica que envolve a supressão explosão duto se trata de interromper a reação química da explosão. Os radicais livres presentes no início da explosão são “capturados” numa reação química com os componentes do bicarbonato de sódio pulverizado em partículas extremamente finas, impedindo-os de alimentar a chama da explosão. Além da supressão explosão duto, as seguradoras recomendam a proteção contra explosão em filtros de manga, secadores, elevadores de caneca, ciclones, fornos, coifas, etc

Da mesma forma com o que ocorre na supressão explosão duto, em todas as situações de descarga de bicarbonato de sódio, as pessoas que freqüentarem os espaços devem deixar os mesmos no momento de aplicação do agente, embora seja inofensivo na quantidade utilizada. Embora ele não seja nocivo como outros tipos de agentes supressantes, o recomendado é que as pessoas evacuem as áreas antes da descarga devido à elevada pressão de armazenamento de 900 psi a 21ºC.

Com a finalidade de atender diferentes demandas em supressão explosão duto, a Digisensor Sistemas, distribuidor autorizado Fike, empresa americana líder neste ramo, potencializa suas ações através de sua equipe de engenheiros nos escritórios em São Paulo e Jundiaí-SP. 

Para saber mais sobre Supressão explosão duto

Ligue para 11 4525-5900 ou clique aqui e entre em contato por email.

supressao-explosao-duto