artigos

Sua empresa está preparada para uma vistoria do Corpo de Bombeiros?

Estar em dia com as questões de segurança, principalmente com as medidas de proteção contra incêndio e pânico de sua empresa ou estabelecimento, é imprescindível.  Por essa razão, o Corpo de Bombeiros pode realizar vistorias para avaliar tais condições em seu estabelecimento, revisá-las e conferir se as medidas protetivas realmente estão adequadas às Instruções Técnicas (IT) vigentes, uma vez que, para operar, a empresa ou estabelecimento deve obter (ou renovar) o AVCB ou CLCB.

Em uma situação como essa, a sua empresa estaria preparada? Como está o seu cumprimento às normas e como a sua empresa ficaria se ocorresse uma vistoria do Corpo de Bombeiros nesse instante?

Nesse artigo abordaremos justamente os aspectos indispensáveis para estar em dia com os requisitos exigidos por este órgão.

Portanto, confira o texto na íntegra e deixe tudo alinhado.

Confira se está tudo de acordo com o Projeto Técnico para ter sua vistoria do Corpo de Bombeiros

Todas as empresas têm, ou devem ter, um Projeto Técnico inicial que prevê as medidas necessárias contra incêndio e pânico. Ele dispõe de informações claras sobre análise de riscos e condições de segurança para a empresa.

É também nesse projeto onde estão presentes os itens obrigatórios para se prover a segurança necessários ao ambiente, podendo contemplar elementos de sinalização e balizamento, regras de compartimentações em alvenaria, dispositivos de detecção de fumaça, chama ou calor, equipamentos para combate manual e até sistemas sofisticados de combate a incêndios, entre outros.

Você tem os equipamentos necessários?

Os equipamentos recomendados no Projeto Técnicos devem ser certificados e instalados por uma empresa especializada, assim como a Digisensor.

Eles devem estar presentes nas Instruções Técnicas e comumente são extintores de incêndio, hidrantes, centrais de alarme, bem como outros equipamentos de detecção e supressão de incêndio.

Seus funcionários tiveram treinamento?

Situações de emergência existem, portanto, as pessoas do condomínio, estabelecimento comercial ou empresa precisam estar preparadas para qualquer ocasião como essa. O manuseio de equipamentos de combate e a operação de dispositivos de segurança devem ser feitos por pessoas capacitadas.

Como está a estrutura da sua empresa?

Rachaduras e brechas em paredes de compartimentação passarão por uma vistoria, assim como a condição das fiações elétricas, dispositivos de segurança e demais medidas relacionadas à segurança contra incêndio e pânico também serão verificadas. Cabe uma revisão de todos esses itens antes da vistoria. Ademais, é uma obrigação da sua empresa ter saída de emergência e se você tiver mais de 20 funcionários, brigadas de incêndio também são necessárias.

Principais documentos para a vistoria do Corpo de Bombeiros

  • Atestado de Brigada de Incêndio (quando for o caso);
  • Atestado de Conformidade das Instalações Elétricas;
  • Atestado de Conformidade do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas;
  • Anotação de Responsabilidade Técnica;
  • Comissionamento e Inspeção periódica;
  • Memorial de Segurança Contra Incêndios das Estruturas;
  • Registro de Responsabilidade Técnica e;
  • Termo de Responsabilidade das Saídas de Emergência.

Caso precise de auxílio para cumprir as obrigações com relação a sistemas de supressão, bem como detecção de incêndios e explosões, confira os produtos da Digisensor e tenha qualidade na sua aquisição!