Explosões em indústria de ração animal e outras substâncias combustíveis que são armazenadas em silos e geram acúmulo de pó são pouco frequentes, mas podem acontecer, acarretando consequências graves para o patrimônio de uma marca e comprometendo a segurança de muitos colaboradores.
As chamadas poeiras combustíveis são substâncias que, quando confinadas em ambientes com presença de oxigênio, precisam apenas de uma faísca (fonte de ignição) para causar sérias explosões.
Poucas indústrias de ração animal que têm conhecimento dos perigos do pó gerado pelos processos produtivos. Porém, é necessário entender os riscos e tomar as precauções necessárias para evitar desastres.
Os silos são os locais onde ficam armazenadas as substâncias combustíveis para matéria-prima para a produção da ração animal.
O pó acumulado no interior dos silos e presente no momento do manuseio precisa ser dispersado adequadamente para que não fique pairando no ambiente e aumentando riscos de explosões.
O jeito de tornar o ambiente mais seguro é realizar uma limpeza periódica para evitar qualquer acúmulo de poeira, além de utilizar bons aparelhos que possam exaurir todo o pó em suspensão e jogá-lo para fora da área de trabalho.
Outras medidas podem ser tomadas para garantir a eficiência do processo produtivo de ração animal e a segurança de todos. Para entender quais as mais adequadas para a sua indústria, é importante contar com uma boa gestão de riscos.
A Digisensor tem experiência em projetos de prevenção de incêndios e explosões para os mais diferentes segmentos e portes de empresas do segmento agroindustrial, alimentício, telecomunicação, data centers entre outros. Uma equipe especializada faz a inspeção nas indústrias e indicam as ações que devem ser realizadas para aumentar a segurança do processo industrial e dos colaboradores.