CIPA é a sigla referente ao termo Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Esta comissão é constituída pelos próprios funcionários da empresa e tem um papel muito importante na segurança contra acidentes. Pois, como o próprio nome indica, essa equipe é responsável por trabalhar aspectos que evitem acidentes de trabalho na empresa.
Mas você sabe de fato qual a função desta comissão dentro das empresas? Para não deixar dúvidas em torno disso, confira abaixo um pouco mais sobre a CIPA!
- O que é a CIPA?
- Qual a função da CIPA dentro das empresas?
O que é a CIPA?
A comissão é regulamentada pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e Norma Reguladora (NR) de nº 5. Segundo a NR 5, a CIPA é obrigatória em empresas compostas por mais de 20 funcionários.
A CIPA é formada por empregados e empregadores. Para esta composição, ocorre uma indicação de um ou mais representantes por parte dos empregadores. E, no caso dos trabalhadores, ocorre uma eleição para definir quem irá compor a comissão.
Após a eleição, o número de funcionários eleitos deve ser igual ao de representantes da empresa. Com essa composição, o mandato da comissão dura um ano.
Apesar da obrigatoriedade apenas para empresas que tenham o mínimo de 20 funcionários, outros estabelecimentos também podem adotar tal prevenção. Por exemplo, instituições constituídas por um quadro de funcionários menor do que o mínimo obrigatório pode ter um encarregado.
Na realidade, devido à relevância da função da CIPA, recomenda-se que haja. Neste caso, o responsável por assumir o papel deve ter um treinamento específico para atuar na posição.
Qual a função da CIPA dentro das empresas?
Além de evitar acidentes, a comissão também opera na prevenção de doenças, bem como na preservação da vida no local de trabalho. É possível realizar esse papel também através da investigação de acidentes anteriores, a fim de identificar os verdadeiros riscos.
Ademais, com participação de trabalhadores na comissão, as ações tornam-se ainda mais efetivas. Isto ocorre visto que, devido à participação deles, há uma maior propriedade sobre o ambiente de análise.
Também cabe à CIPA garantir o cumprimento das NRs e realizar a Sipat, que é a Semana Interna de Prevenção de Acidentes! Este evento tem por característica divulgar as estratégias de prevenção de acidentes e rotinas de preservação do bem estar na empresa.
Agora que você sabe qual a função da CIPA, não deixe de ter uma equipe preparada com o suporte técnico especializado!
Por isso, conte com a Digisensor na hora de planejar os equipamentos e sistemas de segurança contra incêndio da sua empresa!