ARTIGOS

Quais etapas devem constar num planejamento completo contra incêndios?

Um planejamento contra incêndios deve ser feito com total atenção e rigor. Afinal, trata-se de riscos reais a um ambiente, aos materiais e equipamentos e, principalmente, às pessoas.

Em casos de erros, insuficiência de proteção ou ineficácia de sistemas de prevenção, os prejuízos podem ser catastróficos.

Tendo isso em vista, esse artigo trará as etapas que devem constar inevitavelmente em um planejamento completo das medidas contra incêndios.

Assim, fica mais fácil verificar se tudo o que é necessário foi incluído no planejamento.

Não perca essa leitura, confira o artigo!

Planejamento contra incêndios: o que é?

O planejamento contra incêndios identifica aspectos de proteção e até mesmo de prevenção contra incêndios. Riscos, ações imediatas, identificadores, possíveis focos de incêndio e muito mais são vistos durante esse planejamento.

Ele requer detalhamento e o cumprimento de etapas essenciais para garantir segurança em condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais e indústrias.

Quais etapas devem contemplar um planejamento completo contra incêndios?

Para realizar um planejamento contra incêndios, existem alguns fatores que não podem faltar e que acabam norteando o plano. São eles:

Identificar os riscos

A identificação dos riscos de cada planta é uma tarefa indispensável. O mapeamento desses riscos se dá através de um olhar apurado sobre os cômodos, equipamentos, bem como eventuais espaços e materiais que apresentem possibilidade de risco de incêndio.

É claro que esse olhar apurado deve ser feito por profissionais capacitados.

Ter um PPCI

O PPCI é um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios. Trata-se de um documento que averigua os riscos de um local, apresenta ações para garantir a segurança de determinado local e pessoas, assim como auxilia com orientações a respeito das instalações de determinado espaço visando prevenir focos de incêndio.

Disponha de sistemas de prevenção e combate a incêndios

Decerto, o ideal é não ter que contar com métodos de combate aos incêndios. No entanto, é fundamental preparar-se para qualquer tipo de risco.

Por isso, após identificar quais pontos podem prejudicar um espaço, o mais certo é trabalhar para implementar equipamentos de controle das chamas ou mesmo de explosões.

Realize treinamentos de segurança com a equipe

Se você tem uma empresa, então você precisa determinar as medidas preventivas e protetivas contra incêndios, disseminando o conhecimento entre as pessoas através de treinamentos específicos sobre os procedimentos a serem tomados em caso de princípios de incêndio. A formação de uma brigada de incêndio também se faz necessária em determinadas empresas cujos riscos são mais críticos, sendo que as pessoas da brigada devem receber treinamentos mais específicos de forma mais intensiva, pois deverão atuar na linha de frente em situações de incêndio e pânico em seus empreendimentos.

Treinamentos contra incêndios são bastante eficazes, fazendo com que casos emergenciais não saiam do controle. Desde a simples ação de se utilizar corretamente um acionador manual de alarme para informar um princípio de sinistro, até a utilização de extintores e hidrantes no combate às chamas, o conhecimento é a chave para que as ações contra incêndios sejam efetivas e eficazes.

Para mais informações a respeito de sistemas de segurança contra incêndios ou explosões, fale com a Digisensor e conheça nossas soluções!

planejamento completo contra incêndios
×