artigos

Quais as principais causas de incêndio em uma indústria?

Um único incêndio pode ser responsável por diversas perdas no âmbito industrial. Entre feridos e danos materiais, muitas dessas perdas são irreparáveis.

Acreditamos que conhecer as causas é uma poderosa forma de prevenção. Por isso, reunimos os principais fatores relacionados ao incêndio industrial para você implantar com celeridade as mudanças necessárias em seu ambiente de trabalho. Então, basta acompanhar os tópicos abaixo!

  • Principais causas de incêndio em uma indústria
  • Duas ações que evitam incêndios em uma indústria

Principais causas de incêndio em uma indústria

Os ambientes industriais reúnem algumas fontes que podem propiciar incêndios, como os produtos armazenados, matéria prima, os elementos da estrutura de instalação ou os equipamentos do processo. Essa cadeia é um fator comum em diversos segmentos de atuação, contudo, reversível quando conhecemos melhor as possíveis causas. Dentre elas, citamos:

  • Sobrecarga elétrica, curto circuito e superaquecimento;
  • Combustão espontânea;
  • Líquidos ou gases inflamáveis com risco de contato com fonte de calor ou sendo transportados sem segurança;
  • Chama, centelha ou faísca exposta em ambientes com materiais combustíveis;
  • Atrito em equipamentos do processo industrial;
  • Desatenção às medidas de segurança no uso de equipamento que produz chama, centelha ou faísca;
  • Calor ou atrito produzido por maquinário pesado ou transportador;
  • Resíduos acumulados capazes de iniciar ou propagar o fogo facilmente.

 Agora que você já conhece as principais razões, saiba a seguir seus próximos passos!

Duas ações que evitam incêndios em uma indústria

De acordo com os dados do Instituto Sprinkler Brasil (ISB), foram contabilizadas 1244 ocorrências de incêndios em 2020, grande parte delas em estabelecimentos ligados ao comércio e à fabricação. Então, é crucial que as empresas apliquem práticas para garantir a segurança no trabalho.

Uma das medidas para chegar até isso é a promoção de treinamentos regulares aos funcionários. Geralmente, esses treinamentos são proporcionados pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e assim, buscam capacitar os colaboradores para o uso seguro de equipamentos e se preparar para situações de emergência.

Outra medida importante é manter operacionais todos os elementos de proteção contra incêndios como extintores portáteis, carretas, hidrantes, detectores, sprinklers, sistemas dilúvio, sistema de CO2, sistemas de agentes limpos, rotas de fuga, iluminação de emergência, etc

Uma organização bem equipada, que investe na segurança dos colaboradores, faz crescer a segurança do ambiente industrial como um todo.

Se estiver com dúvidas, saiba que a Digisensor é especialista no assunto. Todo o trabalho da empresa é voltado para a proteção contra incêndios e explosão na indústria.

Não espere, entre em contato e saiba mais!

incêndio em uma indústria?