ARTIGOS

Principais ações para prevenir incêndio ou explosão na indústria

Incêndios industriais geralmente ocorrem por conta de um erro simples. Mas apesar disso, são erros que podem causar inúmeros prejuízos. Justamente por isso é tão importante buscar ações para prevenir incêndio ou explosão em sua indústria.

Ao longo deste artigo você vai entender mais sobre o assunto e aprender como investir na segurança do seu ambiente de trabalho. Basta ficar de olho nos tópicos a seguir!

  • Quais são as principais ações para prevenir incêndio ou explosão na indústria?
  • A importância de investir em medidas de proteção contra incêndios e explosões

Quais são as principais ações para prevenir incêndio ou explosão na indústria?

As medidas de prevenção e combate ao incêndio industrial devem partir de todas as pessoas envolvidas na empresa. Afinal, são suas vidas, bens e produções as mais afetadas em caso de acidentes.

Sendo assim, selecionamos algumas ações necessárias para evitar incêndios. São elas:

  • Conhecer os Riscos de cada planta: o primeiro passo para se ter uma planta protegida contra incêndio e explosões, é saber onde estão os principais pontos de perigo, e trata-los como necessário, observando-se as normas aplicáveis e boas praticas de segurança e engenharia. Abaixo as principais etapas a serem observadas:
    • PPCI – plano de prevenção e combate a incêndio é primeiro passo, que permitirá a classificação da área e permitirá a aquisição do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros Local;
    • Analise de Risco das áreas da planta – essa analise permite refinar as ações em busca do melhor sistema de proteção a ser aplicado, como por exemplo, áreas de riscos elétricos, como subestações, salas elétricas, sala de CPD / TI, áreas de restaurantes, cozinhas, etc. cada tipo de ambiente requer um sistema adequado e diferente de proteção;
    • Estudo de Classificação de área para riscos elétricos – este é o principal tópico a ser observado, quando se fala em risco de explosões em áreas de produção, manipulação ou armazenamento de produtos combustíveis, seja para vapores ou poeiras. Este estudo irá permitir a correta aplicação de dispositivos elétricos, como motores, tubulações, luminárias, botoeiras, painéis, etc., e principalmente indicar as características necessárias que os equipamentos a serem usados para esta aplicação devem ter.
    • Projeto Executivo de implantação dos sistemas de proteção – este é o principal plano a ser elaborado, quando se fala em proteção contra incêndio e explosões, uma vez que, com base no PPCI e nos estudos acima listados, é esse projeto que definirá em detalhes a solução adequada para cada área, conforme as normas de cada sistema, atendendo à legislação aplicável, e permitindo a instalação correta da solução.
    • Instalação das soluções – esse quesito é uma das partes mais importantes do processo de proteção, pois uma instalação bem feita, dentro das especificações dos fabricantes e conforme projeto, permitirá ao usuário ter um sistema confiável, e livre de problemas de infraestrutura, que são 80% dos problemas relatados atualmente. Esta instalação deve ser feita por pessoas ou empresas que possuam a devida capacitação e certificação para cada tipo de sistema escolhido, com a devida comprovação de experiência;
  • Realizar manutenção preventiva e corretiva: É fundamental que os equipamentos sejam monitorados para garantir que eles estão em perfeitas condições para o uso seguro. A melhor forma de se assegurar a confiabilidade nos sistemas de proteção contra incêndio e explosão, e praticando a manutenção preventiva dos sistemas. Cada um deles possui um roteiro de inspeções e testes, cujas atividades e períodos são estabelecidos nas normas aplicáveis e pelos seus fabricantes, que devem ser observados e cumpridos, para que sejam validados pelas autoridades locais. Os sistema de proteção contra incêndio, por exemplo, precisam ser testados 100% pelo menos uma vez ao ano, em etapas diárias, semanais, mensais ou trimestrais, como prevê a NBR 17.240-2010 além das normas internacionais. Sistemas ativos de proteção contra explosões, por exemplo, devem ser inspecionados e testados trimestralmente, conforme a NFPA 69, e assim consecutivamente, para cada tipo de sistema e sua norma de projeto. Consulte os manuais técnicos da Fike Corporation e Kidde Fire Systems US.
  • Ter um planejamento preventivo de acidentes: O planejamento serve para avaliar todas as possibilidades de acidentes, identificar fragilidades e se prevenir com base nisso. Como auxílio, existe um planejamento chamado PPCI, também conhecido como Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios. Trata-se de um documento que reúne um conjunto de ações específicas, desde a concepção até a operação do sistema, e que operam na garantia de segurança das pessoas no ambiente de trabalho, além de exigir a conformidade das instalações do lugar.
  • Investir em Segurança contra Incêndios e Explosões: Essa é uma das mais poderosas ações para prevenir incêndio ou explosão. A medida engloba aquisição de soluções dedicadas de proteção, específicas para cada risco, com a aplicação dos mais diversos equipamentos como sensores, detectores, extintores, protetores, alarmes, mangueiras e bombas de hidrante para promover a segurança do local. Investir em segurança é salvar vidas, e também pensar na continuidade dos negócios, sem interrupções e perdas em função de incêndios ou explosões. Para melhores resultados você pode contar com a Digisensor, uma empresa especializada nas soluções mais eficientes do mercado.

A importância de investir em medidas de proteção contra incêndios e explosões

O ambiente industrial, pela sua natureza e suas características, já explica o quão importante é investir em medidas de segurança e combate a incêndio e explosões. Isso porque muitos destes lugares podem ser extremamente passíveis de graves emergências envolvendo fogo.

Processos que envolvem operações ou produtos que possam conter riscos devem ser tratados de forma responsável, e serem protegidos para que vidas não se percam, e que os negócios não parem, evitando prejuízos indesejáveis. 

Aplicando-se medidas preventivas, pode-se proporcionar a diminuição dos riscos, controlando-se as variáveis, e se prevenindo de acidentes, que possam levar ao início e propagação do incêndio ou de uma explosão. Pensar na garantia da segurança e proteção dos processos, com certeza trará à sua planta a tranquilidade necessária para que seu dia a dia seja seguro a todos.

A Digisensor Sistemas consegue identificar potenciais vulnerabilidades e riscos que sua planta pode estar exposta. Então, se busca pelas melhores ações para prevenir incêndio ou explosão na sua indústria, envie agora uma mensagem para nossa equipe!

ações para prevenir incêndio