A válvula corta-chamas é muito presente e importante nos processos industriais. Ela atua diretamente na proteção de riscos inflamáveis instalados ao tempo, sujeitos a descargas atmosféricas, assim como em tubulações de alto risco, instalado in-line entre flanges, evitando possíveis prejuízos causados por incêndios ou explosões graves.
Se você está ligado a alguma indústria com tanques industriais, seja qual for o seu nível de envolvimento, garanta que o ambiente esteja seguro utilizando e conhecendo a ação das válvulas corta-chamas ou flame arrester.
Ao longo deste artigo que preparamos, você será capaz de entender melhor a finalidade desse acessório, bem como a sua importância para a segurança industrial.
Confira os tópicos a seguir!
- O que é válvula corta-chamas?
- Quais são os tipos de corta-chamas?
O que é válvula corta-chamas?
A válvula corta-chamas é o dispositivo de segurança utilizado para permitir a ventilação, liberação de vapores inflamáveis para atmosfera e aspiração de ar para o interior do tanque, em total segurança contra propagação de chamas. Para evitar a entrada de chuva, sujidade e objetos indesejados, os dispositivos apresentam capuzes de proteção feitos em material acrílico ou metálico com grade de proteção. Os elementos corta-chamas KITO® impedem a propagação da chama ao tanque.
A função da válvula corta-chamas é liberar esses vapores para atmosfera ou, nos melhores casos, para uma tubulação. Vale ressaltar que geralmente a opção da tubulação é bem vinda já que é onde é possível tratar, comercializar e até utilizar os vapores em outros processos.
Geralmente a válvula corta-chamas está conjugada com a válvula de alívio de pressão e vácuo, que protege a estrutura do tanque durante as operações de transferência de líquidos armazenados.
Mas por que é tão importante liberar esses vapores?
Bem, muitos deles, bem como os fluidos contidos nos tanques industriais, expõem riscos graves por serem inflamáveis. As válvulas aliviam a pressão (válvulas de alívio com corta-chamas) e evitam acidentes por conta do retrocesso e transmissão da chama. O mercado brasileiro é atendido pela Digisensor Sistemas, juntamente com outros fornecedores tradicionais como Kito, Protego, Asca, Elmac, etc.
Apesar de igualmente importantes, as válvulas podem ser diferentes. Veja no próximo tópico alguns tipos delas!
Quais são os tipos de corta-chamas?
Saber os tipos de corta-chamas pode te ajudar a analisar e escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades.
- Corta-chamas estático a seco: Previne a transmissão da chama por perda de calor. Nesse caso, extingue-se o fogo por dissipação do calor através de minúsculas passagens metálicas, denominadas de colmeia e consequente resfriamento da chama.
- Corta-chamas estático de selo líquido: Extinção da chama por barreiras líquidas. Projetado para interromper o fluxo de uma mistura explosiva, selando com uma coluna de água e impedindo a transmissão da chama;
- Corta-chamas dinâmicos: Impedem a propagação da chama através da produção de uma velocidade de fluxo superior à velocidade da chama.
Se você ainda tem dúvidas, consulte uma empresa especializada como a Digisensor Sistemas para se informar dos cuidados no projeto, bem como a instalação desse dispositivo de segurança, escolhendo o melhor tipo especificamente para seu tanque industrial. A Digisensor se propõe a entregar qualidade, equipamento certificado e segurança para você.
Clique aqui e conheça as principais soluções com válvulas corta-chamas!