artigos

O que é uma explosão secundária?

Você pode atravessar o Brasil inteiro e perguntar sobre as explosões secundárias pelas fábricas do país, ainda assim, poucos terão ouvido falar na expressão. Nessas condições, dificilmente esses ambientes estão preparados para que uma deflagração desse tipo ocorra. Também nessa situação, é ainda mais difícil que os envolvidos saibam o que fazer para evitar o acidente.

Podemos dar o primeiro passo e aprender um pouco sobre esse fenômeno. Então, aproveite a leitura e se infiltre no tema a partir dos tópicos a seguir!

  • O que é uma explosão secundária?
  • Como evitar uma explosão secundária?

O que é uma explosão secundária?

A explosão secundária é fruto de um dos riscos mais graves presentes nos ambientes industriais: as poeiras combustíveis. Essas poeiras na verdade são micro partículas em suspensão no ar, deslocadas de sua posição por uma explosão inicial.

No momento em que ocorre uma explosão primária, ela gera um deslocamento abrupto e violento de ar, que desloca todas as partículas, pós e poeira das proximidades, deixando-as em suspensão como uma atmosfera explosiva. Se neste momento surgir uma fonte de ignição com energia suficiente ou um incêndio causado pela primeira explosão, todas essas partículas em suspensão podem sofrer ignição instantânea e assim, causar uma nova explosão ou o que chamamos de explosão secundária.

Para desencadear uma nova explosão, basta que esta atmosfera de pós ou micro partículas, numa concentração correta, entre em contato com faíscas causadas por atritos mecânicos, eletricidade estática ou qualquer outra fonte de ignição em espaços confinados ou apenas parcialmente confinados. Isso já traduz o quão perigoso é esse acontecimento.

O que acontece com a ignição das poeiras combustíveis é a produção de uma violenta onda de pressão que, provoca o deslocamento ainda maior das partículas presentes nas proximidades, multiplicando a intensidade das explosões. Dessa maneira, essas são explosões que costumam ser realmente grandiosas, inclusive mais intensa do que a primeira, resultando em lamentável perda de vidas e patrimônio.

Leia mais sobre o assunto nos manuais e datasheets da Fike Corporation US, faça o download em nosso site.

Veja agora como impedir esse tipo de explosão!

Como evitar

Apesar de consequências grandiosas, as medidas para evitar a explosão secundária são relativamente simples. Confira:

  • Faça manutenção preventiva de todos os equipamentos mecânicos e elétricos presentes na sua indústria, principalmente em dispositivos com alto potencial para geração de calor e faíscas;
  • Realize um programa eficiente de limpeza constante no ambiente, envolvendo desde estruturas, parte superior de dutos, cantos escondidos, até os menores equipamentos; Remova todos os pós e sujeiras do ambiente.
  • Invista em sinalização como placas que alertem sobre o uso de equipamentos de segurança e da proibição de equipamentos que produzam faíscas e chamas.
  • Verifique a umidade relativa do ar. Níveis abaixo de 50% é crítico para explosão de pós;
  • Verifique o aterramento de todos os equipamentos, inclusive os não elétricos para evitar faíscas; equipamentos puramente mecânicos podem acumular carga eletrostática por atrito e fricção, caso não estejam devidamente aterrados.
  • Instale filtros de mangas fora do ambiente de produção, se possível;
  • Se certifique que as instalações elétricas atendem rigorosamente às normas técnicas vigentes;
  • Todos os colaboradores devem fazer treinamentos regulares para que seja uma equipe equipada e atenta quanto ao conhecimento de riscos, manuseio do produto e ao uso de fontes de calor e ignição;
  • A manutenção é responsável pela taxa de umidade, concentração de gases, temperatura, dispositivos de alívio de pressão e ventilação, ou seja, pontos vitais para proteger a linha de produção;
  • Em locais com movimentação e armazenamento de produtos com potencial de gerar atmosfera explosiva, a norma do Corpo de Bombeiros exige a instalação de dispositivos de alívio de pressão em caso de explosão;
  • Caso você seja o administrador, deve buscar apoio de profissional especializado para elaborar um plano de segurança contra incêndio e explosão eficiente para proteger vidas e patrimônio.

A Digisensor tem sempre informações atualizadas sobre explosão secundária, mas também sobre temas relacionados. Compartilhe o artigo com seus amigos!

explosão secundária