ARTIGOS

Instrução Técnica (IT) do Corpo de Bombeiros: quais as mais importantes?

O Corpo de Bombeiros, juntamente à Polícia Militar, dispõem de uma série de Instruções Técnicas (conhecidas como IT’s) contra incêndios.

Esses requisitos são fundamentais tanto para evitar focos de incêndios como também para proteger a sua edificação em casos emergenciais.

Devido à sua importância na função de proteção à vida e ao patrimônio, neste artigo é possível conferir algumas das principais Instruções Técnicas.

Por isso, para manter-se seguro e atualizado, confira quais instruções você não pode deixar de obedecer.

Boa leitura!

Instruções Técnicas além de necessidade é obrigação

Além de ser imprescindível para manter a segurança à vida nas edificações, o atendimento às Instruções Técnicas do Corpo de Bombeiros é obrigatório para todas as edificações. Apesar das IT’s serem uma regulamentação, possui força de lei por tradicionalmente fazer parte da lei de segurança contra incêndio editada por cada estado da nação. Em vez de IT, alguns estados adotam a nomenclatura de NT (norma técnica) e cada estado possui autonomia para criar e editar suas próprias IT’s ou NT’s.

Independentemente do estado da federação, em toda edificação é necessário ter um documento que se chama AVCB, que é o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

E para adquirir este alvará de funcionamento, é necessário estar em dia com as obrigações das IT’s. É o AVCB que garante que a sua empresa atende aos requisitos mínimos de segurança exigidos pelo Corpo de Bombeiros de seu estado.

Na falta do AVCB, em caso de qualquer acidente ou incidente, a situação pode lhe trazer grandes preocupações. Portanto, independentemente da burocracia e adaptações exigidas, não deixe de manter regularizada sua documentação perante as autoridades locais.

Por este motivo, é necessário que uma equipe de profissionais verifique se sua empresa está com o AVCB válido e regular perante o Corpo de Bombeiros do seu estado.

Como regra geral, no site do Corpo de Bombeiros local você encontrará todas as IT’s disponíveis para download. Se precisar de orientação técnica, projetos ou equipamentos para atender aos requisitos das Instruções Técnicas, conte com os profissionais da Digisensor Sistemas para receber os equipamentos certificados mais modernos do mercado!

Quais são as Instruções Técnicas mais importantes?

A quantidade e qualidade das Instruções Técnicas variam de estado para estado.  Recomenda-se verificar no site do Corpo de Bombeiros do seu estado, as IT’s de maior relevância para seu projeto e fazer o download das mesmas, totalmente gratuito.

De maneira geral, entre as IT’s mais importantes estão:

  • Detecção e alarmes de incêndio;
  • Compartimentação horizontal e vertical;
  • Elevadores e escadas de emergência;
  • Iluminação de emergência e rotas de fuga;
  • Avisos sonoros de emergência;
  • Sistemas de combate a incêndios como hidrantes e mangotinhos;
  • Sistema fixo de agentes limpos e dióxido de Carbono (CO2);
  • Extintores portáteis;
  • Sistemas de chuveiros automáticos ou sprinklers;
  • Gestão de riscos de incêndios;
  • Brigada de incêndio e muitos outros.

Apesar de parecerem muitas, estas são apenas algumas das Instruções Técnicas previstas pelo Corpo de Bombeiros. No entanto, a depender do tamanho da sua empresa, ramo de atividade e grau de periculosidade, selecione as IT’s essenciais e também as aplicáveis.

Por isso, conte com os profissionais da Digisensor Sistemas para receber os equipamentos certificados mais modernos do mercado. Visite o site da Digisensor para conhecer as melhores soluções em proteção contra incêndios!

Instrução Técnica (IT) do Corpo de Bombeiros
×