artigos

Indústria Têxtil: Gerenciar riscos contra explosão

indústria têxtil é um dos principais segmentos industriais do país. É responsável por materializar as tendências criadas pelos profissionais do mundo da moda e levar para as ruas os mais diferentes estilos de roupas e acessórios.

Para garantir uma alta produção e oferta de empregos, é necessário investir em formação profissional, infraestrutura e, o mais importante: segurança dos colaboradores e do patrimônio da empresa.

Além dos altos níveis de empoeiramento nos ambientes de trabalho, que podem levar ao desenvolvimento de problemas respiratórios, este tipo de indústria concentra grande quantidade de fibras naturais e artificiais que, unidas a uma fonte de ignição, podem gerar incêndios a explosões.

Sendo assim, o processo de produção de tecidos possui muitas etapas que exigem atenção e cuidado preventivo.

Qualquer falha mecânica, elétrica ou sobreaquecimento de peças podem gerar faíscas capazes de causar danos sérios aos equipamentos, à estrutura da fábrica e aos colaboradores.

As instalações elétricas sem manutenção adequada, também podem provocar curtos-circuitos que aliados à alta quantidade de retalhos de tecido espalhados pelo chão, aumentam os riscos da geração de incêndios e explosões.

Outra forma de prevenir uma explosão, é prever a instalação de um sistema de detecção e supressão contra explosão nos equipamentos que possuírem este risco inerente.

Indústria Têxtil: Gerenciar riscos contra explosão