Os incêndios em indústrias químicas podem causar prejuízos muito grandes, dadas as proporções que podem alcançar, mas isso é algo que varia conforme os compostos envolvidos. Por esse motivo, é de extrema importância conhecer as principais condições que favorecem esse tipo de incêndio, assim como alternativas para evitar que eles aconteçam.
Incêndio destrói empresa de indústria química e uma cervejaria em São Paulo
Um exemplo de incêndio de grandes proporções ocorreu no último dia 03 de outubro, em Itupeva, cidade do interior de São Paulo. O acidente foi tão grave que acabou afetando uma cervejaria próxima à indústria química, que precisou ser interditada devido ao risco de desmoronamento.
O Corpo de Bombeiros levou aproximadamente quatro horas para conseguir controlar as chamas, que podiam ser observadas de longe. Além do incêndio, houve quatro explosões. Em relação às vítimas, dois funcionários da empresa tiveram queimaduras no pescoço e nos braços.
Quanto aos motivos do incêndio, os funcionários atingidos relataram que o incêndio teve início quando eles estavam descarregando um produto químico derivado de petróleo altamente inflamável de um caminhão.
Segundo o Corpo de Bombeiros, a empresa química tem o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, no entanto, estava operando acima da capacidade autorizada.
O que pode ocasionar um incêndio como esse em uma indústria?
Um incêndio só acontece quando há condições propícias para isso. No exemplo que acabamos de mencionar, foi desrespeitada uma regra importante. Além disso, os funcionários estavam manipulando uma substância bastante perigosa.
Em geral, os riscos de incêndios em indústrias químicas são mais atrelados ao caráter inflamável dos compostos, principalmente quando incluem líquidos e gases inflamáveis.
Aliado a isso, as condições de armazenamento dos itens, a rede elétrica e a temperatura também têm grande influência no surgimento de incêndios e explosões e, por isso, precisam ser rigorosamente controladas e passar por manutenção preventiva periodicamente.
O treinamento de pessoal também é fundamental para evitar acidentes. Portanto, os funcionários precisam ser devidamente capacitados e equipados para manipular os produtos químicos e evitar acidentes.
Como evitar que incêndios em indústrias químicas atinjam grandes proporções?
Hoje em dia, felizmente existem recursos tecnológicos que auxiliam na prevenção e no controle de incêndios, como os sistemas de detecção de incêndio.
Há também equipamentos como abafadores, janelas de alívio, discos de ruptura e outros itens voltados para a proteção contra explosões. Você pode encontrar esses e outros recursos no Digisensor e, saiba que é um investimento valioso, pois como vimos os acidentes em indústrias químicas podem ser devastadores.