artigos

Incêndio em tanques de combustível: Conheça os perigos e como prevenir

Quando falamos sobre tanques de combustível, não podemos deixar de notar o grande perigo que esse item oferece. Afinal, esse é um elemento que pode causar incêndios e até mesmo explosões caso não haja manutenção eficiente ou equipamentos ajustados para manter a segurança. Portanto, embora não seja algo inimaginável de ocorrer, o incêndio em tanque de combustível continua sendo uma ocorrência bastante perigosa que pode causar graves acidentes.  

Nesse sentido, os tanques de combustíveis precisam ter um controle rigoroso sobre suas condições de armazenagem e condutividade elétrica. Além disso, é preciso haver todos os equipamentos necessários para o combate ao fogo, como os que Digisensor oferece. Se você quiser saber mais sobre os perigos dos incêndios em tanques de combustível e como eles podem ser evitar, é só continuar lendo este artigo.

Riscos de incêndio em tanques de combustível

Os principais fatores que contribuem para a ignição de misturas (hidrocarbonetos + vapores de ar) dentro de um tanque de armazenamento contendo líquidos inflamáveis ​​ou combustíveis são os seguintes:

  • A presença de enxofre pirofórico adicionado à superfície interna do recipiente na forma de pó como resultado da corrosão do alumínio pelo enxofre presente no produto armazenado, que se inflama espontaneamente na presença de ar;
  • Descargas elétricas sobre uma camada ou nuvem de vapores inflamáveis ​​do tanque;
  • Respingos de solda durante a execução de um serviço de solda no tanque de combustível;
  • Faísca de eletricidade estática de acessório do tanque de combustível, nos casos de não estarem bem conectados ao costado.

Essa problemática é tão séria que no dia 28 de setembro duas pessoas foram atingidas com a explosão do tanque de combustível da Usina Caeté, gerando queimaduras de 1º e 2º grau. O que deixa ainda mais claro a importância de assegurar o bom funcionamento desse tipo de item.

Como evitar incêndio em tanques de combustível?

Aplicar ou injetar espuma na área de vapor entre o teto e o costado, que é ocupada pelo perímetro selo de vedação, resulta em uma das principais formas de prevenir e combater os incêndios em tanques de combustível.Além disso, é extremamente fundamental garantir os itens básicos contra incêndio, como: agentes CO2, gás inerte Prolnert, bem como sistemas de combate por water spray e water mist. Por fim, o detector de faíscas também é essencial para prevenir acidentes mais graves provenientes de incêndios em tanques de combustível.

Incêndio em tanque de combustível