ARTIGOS

Incêndio destrói cenário em cidade cenográfica da TV Globo; entenda o que pode ter evitado uma tragédia maior

Um incêndio atingiu grandes proporções e destruiu um dos cenários da novela Todas as Flores, da rede Globo de televisão, na última sexta-feira (18). Felizmente, ninguém ficou ferido. Entenda agora o que pode ter evitado uma tragédia maior no incêndio na TV Globo e como evitar esse tipo de acidente. 

Cenário de novela da Globo foi destruído em incêndio e não será reconstruído

O fogo começou na tarde de sexta-feira, no cenário da loja fictícia Rhodes, um dos principais locais da novela “Todas as Flores”. O cenário era parte da Cidade Cenográfica da emissora, que fica na Zona Oeste do Rio de Janeiro. 

Não havia profissionais no local no momento do acidente (por volta das 12h00). A brigada de incêndio da Globo foi acionada por volta das e controlou o fogo junto com os bombeiros do 12º Batalhão do Corpo de Bombeiros. Às 13h30 as chamas já haviam sido controladas.

Os funcionários que poderiam estar presentes no momento do acidente estavam almoçando, pois nesse dia a equipe resolveu sair para o almoço mais cedo que de costume. Caso contrário, as consequências do incêndio poderiam ter sido piores. 

Conforme noticiou o site Metrópoles, o diretor da trama, Carlos Araújo, descartou a possibilidade de reconstruir o cenário, devido à falta de tempo, mas afirmou que não haverá prejuízo em relação às gravações dos próximos capítulos. 

O que causou o incêndio na TV Globo?

De acordo com a TV Globo, as causas do incêndio ainda serão apuradas. Contudo, devemos levar em consideração que nas cidades cinematográficas há diversos materiais capazes de favorecer a propagação de chamas, como a madeira e o plástico.

O que evitou uma tragédia maior?

Segundo o portal UOL, a Globo utiliza materiais denominados “polímeros ignifugantes” na construção dos cenários, que evitam que as chamas se alastrem. Tal medida foi adotada após um incêndio ocorrido na emissora em 2017. 

Esse tipo de precaução é essencial para evitar maiores prejuízos em casos de acidentes como estes, que podem custar milhões de reais e, na pior das hipóteses, vidas. Isso vale para emissoras de televisão, mas também para indústrias, fábricas e outros locais onde há chance de ocorrer incêndios e explosões.

Hoje em dia existem muitos recursos desse tipo, assim como tecnologias para minimizar a propagação, caso aconteça um incêndio. Investir nesse tipo de solução é a melhor alternativa para evitar transtornos futuros. 
Nós da Digisensor trabalhamos com soluções para evitar esses acidentes. Contamos com produtos da Sommer, que é a maior fabricante de portas para proteção física, além de proteção contra explosões e sensores de chamas. Por isso, conheça nossas soluções agora mesmo.