artigos

Fundamentos da Explosão em Nuvens de Poeira

O Pentágono da Explosão

É de conhecimento que processos produtivos com a presença de pó em suspensão podem resultar em explosões, cujos resultados tendem a ser catastróficos para o ambiente, para o patrimônio da organização e até mesmo para a vida humana. Porém, é importante entender que a ocorrência de explosões em nuvens de poeiras está diretamente ligada a cinco fatores condicionantes, os quais formam o chamado ‘Pentágono da Explosão’:

  1. O produto na forma de pó deve ser combustível;
  2. O pó deve estar disperso no ar, formando uma nuvem de poeira, cuja concentração deve estar dentro dos limites mínimo e máximo de explosividade;
  3. A nuvem de poeira deve ser submetida a uma fonte de ignição com energia suficiente para iniciar o fenômeno;
  4. A atmosfera deve conter oxigênio suficiente para sustentar a combustão;
  5. A mistura contendo poeira e oxigênio deve estar devidamente confinada em um volume fechado (interior do equipamento).

A remoção de um desses fatores, realizada de forma eficiente, tende a evitar incidentes com explosões em poeiras combustíveis, porém, por mais que as medidas de prevenção possam reduzir significativamente os riscos, o mesmo não pode ser completamente eliminado, sendo necessário a inclusão de sistemas e proteção contra explosão para prevenir a ocorrências da deflagração ou simplesmente mitigar seus efeitos.

A Digisensor Sistemas de Segurança Ltda, representante exclusivo da Fike no Brasil, possui o know-how necessário para desenvolver e fornecer a solução ideal para sua empresa, determinando a aplicação mais eficiente para proteger seu processo contra todos os riscos atrelados a explosões de nuvens de poeiras combustíveis.

O Pentágono da Explosão