ARTIGOS

Extintores portáteis: para que serve cada tipo?

A proteção da sua casa ou estabelecimento é vital e não pode ser deixada de lado. Por isso, existem normas que regulam a segurança dos ambientes com relação a incêndios.

Essas normas devem ser seguidas fidedignamente visando evitar e até combater situações com fogo, se for o caso.

Para lidar com situações como essa, em que o incêndio já começou, é necessário ter alguns equipamentos para proteger as pessoas e o ambiente, assim como combater o fogo.

Nesse sentido, um dos mais famosos equipamentos de combate é o extintor de incêndio. E apesar de ser de conhecimento geral, que este equipamento serve para apagar um incêndio, seja a causa dele qual for, existe mais de um tipo de extintor!

Abaixo você consegue entender um pouco mais sobre a variedade deste equipamento e a sua utilidade!

Por que existem vários tipos de extintores portáteis?

A maioria das produções cinematográficas apresentam extintores de espuma, mas é importante considerar que tudo não passa de ficção, principalmente ao se tratar de segurança.

Pois, ao utilizar um extintor portátil incorreto ao tentar apagar um fogo é possível causar ainda mais danos ao que está sendo incendiado.

Mas por que isso acontece? Bem, existem diversos materiais que podem causar incêndio e esses materiais se dividem em classes de incêndio (A, B, C, D e K).

Cada uma dessas classes contempla a composição dos materiais em que o fogo está queimando. E, com base nessa composição, alguns métodos podem ser ineficazes ou mesmo ajudar a potencializar a propagação do fogo.

Confira abaixo os tipos de extintor portátil de acordo com as classes de incêndio.

Quais são os tipos de extintor portátil existentes?

Extintores a base de água (H²O)

Os extintores a base de água funcionam para a classe A de incêndio, cujos materiais envolvidos se transformam em cinzas após serem queimados. Como exemplo, temos: borracha, tecido, papel, madeira, etc.

Extintores de pó químico

Além de contemplar a classe A, os extintores de pó químico podem ser úteis para combater o incêndio em fogo classe C (equipamentos elétricos) e mais comumente na classe B (gases e líquidos inflamáveis como gasolina, álcool, querosene, etc.).

Extintores de gás carbônico (CO²)

Esses extintores podem ser úteis para incêndios de classe C como transformadores e geradores de energia, visto que este tipo de gás não conduz energia elétrica.

Extintores portáteis de espuma mecânica

Por fim, estes últimos são ideais tanto para a classe A, quanto para a classe B. Esse extintor de incêndio é muito comum em prédios residenciais e comerciais.

E se você deseja conferir mais soluções contra incêndios, não deixe de conferir o site da Digisensor.

Extintores portáteis
×