ARTIGOS

Empresa de teste de estanqueidade

A VERSATILIDADE DA EMPRESA DE TESTE DE ESTANQUEIDADE 

Ambientes corporativos, industriais e residenciais necessitam de verificação periódica no que diz respeito ao vazamento de fluídos líquidos ou gasosos em suas instalações para garantir o pleno funcionamento de suas operações e principalmente para preservar a vida das pessoas que ali estão. Para a realização de tal atividade é necessária a contratação de uma empresa de teste de estanqueidade, de escolha do contratante, devidamente regulamentada no CREA e que possua um engenheiro mecânico ou civil, este último com restrições de responsabilidades, em seu quadro de colaboradores para recolhimento de ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e realização de todos os testes e procedimentos necessários para aferir as condições de funcionamento do sistema (door fan test) e posteriormente emitir laudo técnico.

No que se refere a fluídos gasosos, a norma NBR 15358 que trata de redes de distribuição para gases combustíveis em instalações comerciais e industriais – projeto e execução, define que a inspeção periódica deve ser realiada em um período máximo de 1 (um) ano enquanto que para estabelecimentos residenciais o prazo máximo é de 5 (cinco) anos ou de acordo com o estabelecido por órgão competente (Corpo de Bombeiros) ou profissional habilitado (engenheiro), sendo o teste também uma exigência do corpo de bombeiros. Portanto empresa de teste de estanqueidade deve ser uma empresa idônea e devidamente regulamentada para que se possam cumprir todos os trâmites e exigências legais.

Infelizmente há o errôneo censo comum de que não se faz necessário a contratação de uma empresa de teste de estanqueidade para determinar se existe a ocorrência de vazamento de gás no sistema de tubulação devido o indivíduo simplesmente não sentir cheiro de gás em qualquer localidade, e por conta disso, crer que tudo está funcionando sem nenhum tipo de avaria e/ou inconformidade. Essa cultura não deve ser propagada, pois coloca em risco a segurança de muitas pessoas e do patrimônio baseando-se apenas na percepção do olfato de um indivíduo, além do mais, muitos gases são inodoros, a exemplo o GLP, o conhecido gás de cozinha, cujo cheiro característico é devido a inserção de odorizante à mistura, o qual é um composto a base de enxofre cuja finalidade é permitir que as pessoas possam identificar vazamentos de gás pelo cheiro e assim tomar as providências necessárias a fim de evitar eventuais ocorrências de incêndios e explosões. Mesmo em situações onde o gás possui cheiro característico, o cheiro do gás pode não ficar latente/perceptível ao olfato humano, mas, ainda assim, há a possibilidade de estar acontecendo um vazamento. Por conta disso, a empresa de teste de estanqueidade de ambiente prioriza a realização dos trabalhos a partir de baixos níveis de pressão.

Uma empresa de teste de estanqueidade, como a Digisensor Sistemas, aplica os procedimentos de ensaio especificados na NFPA 2001 – Apêndice C – door fan test, ou seja, objetiva inferir o tempo de retenção de agente extintor e verificar se está acima do tempo mínimo exigido pelas autoridades (Corpo de Bombeiros, seguradoras, administrador, proprietário, etc) através do método de pressurização/despressurização por ventiladores. Resultados decorrentes deste procedimento (door fan test), o ingresso/escape de gases, fumaça, poeira, integridade estrutural da sala, funcionalidade do sistema de detecção e combate por gás, etc, podem ser apresentados e referenciados no relatório do ensaio. Entre em contato com a Digisensor, uma das melhores empresa de teste de estanqueidade.

Para saber mais sobre Empresa de teste de estanqueidade

Ligue para 11 4525-5900 ou clique aqui e entre em contato por email.

×