ARTIGOS

Dispositivos de alívio de pressão para riscos de explosão industrial

Prezar pela segurança dos processos industriais é contar com dispositivos de alívio de pressão para evitar riscos de explosões. Atualmente existem diversas possibilidades para isso e a Digisensor tem muitas dessas soluções com certificados internacionais.

Nesse artigo, serão mostrados alguns desses dispositivos de alívio de pressão para riscos de explosão industrial disponíveis em nosso catálogo.

Confira abaixo quais são eles.

Dispositivos de alívio de pressão da Digisensor

Discos de ruptura

Amplamente encontrados em equipamentos de processos como tanques, reatores, vasos de pressão, cilindros de gás, sistemas de tubulações, entre outros, os discos de ruptura atuam na proteção contra sobrepressões que pode resultar na deformação, colapso ou até mesmo na explosão do equipamento.

Os discos de ruptura são dispositivos de simples utilização e oferecem um ótimo custo-benefício devido à sua grande economia se comparado aos prejuízos de um eventual acidente. Eles podem ser compactos ou de grandes diâmetros, de ação direta ou reversa, fabricados em um único material ou ser um composto de diferentes elementos, podem abranger uma gama ampla de pressões de ruptura, entre outras características, as quais permitem infinitas possibilidades de aplicação.

Filtros com alívio de pressão

Muito presente em locais que fazem armazenagem, beneficiamento e transporte de alimentos e grãos, os coletores de pó ou equipamentos de despoeiramento, também conhecidos como filtros de manga/cartucho, são equipamentos indispensáveis para processos industriais que geram poeira em suspensão, visto que eles são responsáveis por transferir os riscos existentes em diversas áreas para um único equipamento, o qual é plenamente passível de proteção. Isso faz com que as ações de proteção sejam concentradas, otimizando a aplicação de sistemas de proteção contra explosões de forma que o investimento seja menor, mas não menos eficiente.

Esses equipamentos, cujo risco de explosão é potencialmente grande, podem ser protegidos com sistemas passivos de alívio de pressão de explosão ou sistemas ativos de supressão de explosão, garantindo assim a segurança necessária para a continuidade dos negócios.

Sistema de supressão de explosão

Um sistema de alta tecnologia como esse é indispensável para garantir a segurança de equipamentos e processo que apresentam uma atmosfera potencialmente perigosa em seu interior devido a presença de gases ou poeiras combustíveis em suspensão, ou seja, que possuem riscos de explosão.

O funcionamento de um sistema de supressão de explosão pode ser exemplificado conforme descrição abaixo:

Mediante um evento de deflagração no interior de um equipamento, ondas de choque que se potencializam no início da reação em cadeia são captadas por detectores de pressão, assim como possíveis fontes de luminosidade originadas pela irradiação das chamas, as quais são captadas por detectores ópticos infravermelhos, caracterizando a detecção da explosão em seus momentos incipientes.

 Após o painel de controle do sistema reconhecer o evento identificado pelos detectores, um sinal é transmitido para que os contêineres de supressão (posicionados no corpo do equipamento), contêineres de isolamento químico ou válvulas de isolamento mecânico (posicionados nas tubulações adjuntas com o intuito de evitar a propagação das chamas), sejam imediatamente acionados. O pó supressante existente nos contêineres de supressão/isolamento é dispersado no interior do equipamento, suprimindo instantaneamente a explosão. Todo esse processo acontece de forma muito rápida, visto que a explosão deve ser suprimida em até 60 milisegundos.

O uso desta tecnologia de ponta como alternativa de proteção contra explosão é uma forma rápida e confiável de garantir a integridade física das pessoas e a continuidade dos negócios através da preservação do patrimônio e do meio ambiente, evitando graves consequências.

Válvulas de alívio de pressão

Já que o assunto é contenção de riscos de explosão industrial, é indispensável falar sobre essas válvulas. Elas são responsáveis por permitir a ventilação e também o controle de vapores inflamáveis em tanques de armazenagens.

É muito comum ver essa válvula junto com a válvula corta-chamas, pois juntas elas evitam que as chamas se alastrem e o risco de explosão aumente.

Janelas de alívio de pressão

Esses dispositivos de proteção contra explosão possibilitam aliviar a pressão gerada pela deflagração dentro de um equipamento, mantendo a integridade física do mesmo mediante tal ocorrência. Devido seu custo-benefício, são amplamente utilizados na indústria em larga escala mundial.

Existem diferentes tipos e tamanhos de painéis de explosão, compreendendo os formatos retangulares ou circulares e podendo ser fabricados em uma única chapa metálica ou em composição com outros elementos. Isso permite que sejam utilizados em uma vasta gama de aplicações. Indicadores de ruptura integrados aos painéis de explosão permitem o monitoramento remoto do dispositivo, informando sobre a ruptura do mesmo em caso de deflagrações.

Os painéis de explosão são aplicados com base na determinação da área de alívio necessária para garantir a integridade do equipamento, sendo que seu dimensionamento leva em consideração as variáveis de processo, as características do material combustível, o volume do invólucro, entre outros.      

Não há restrições para sua aplicação em equipamentos posicionados em locais externos desde que a área próxima esteja livre de interferências e não haja circulação de pessoas na direção dos dispositivos, porém, também é possível instalar painéis de explosão em equipamentos que ficam posicionados dentro das edificações. Para isso, deve ser prevista a utilização de dutos de alívio de explosão para direcionar as chamas e os gases da combustão para fora da edificação ou a utilização de abafadores de chamas, os quais permitirão uma maior mobilidade para ambientes internos caso não haja outras alternativas.

Outros dispositivos de alívio de pressão

  • Isolamentos de explosão;
  • Abafadores de pressão e;
  • Detectores de pressão.

Visite o site da Digisensor e assim, confira nossas soluções!

Dispositivos de alívio de pressão
×