Hoje em dia, o mercado oferece o que há de melhor em soluções para controle e prevenção de sobrepressão, explosão, incêndios e outros acidentes industriais. Uma das vantagens da globalização é a rápida difusão da tecnologia e do conhecimento científico entre os países. Por este motivo, todas as indústrias de alta tecnologia do Brasil já utilizam os mesmos dispositivos de segurança adotados pelas nações mais industrializadas, entre eles podemos destacar o disco de ruptura como um dispositivo de segurança ideal contra sobrepressão, deflagração e explosão.
Por esse e outros motivos, vale a pena conferir nosso conteúdo para aprender mais sobre esse dispositivo e garantir um dos nossos bens mais valiosos: a segurança!
Acompanhe a leitura!
- O que é um disco de ruptura?
- Quais são os tipos de discos de ruptura?
O que é um disco de ruptura?
O disco de ruptura é um importante dispositivo de segurança que atua na proteção contra sobrepressão e consequentemente, uma perigosa explosão. Isso ocorre devido à característica do disco de ruptura de aliviar instantaneamente a sobrepressão, em suas diferentes formas de aplicação,
A ação do disco de ruptura, rupture disc ou bursting disc, muito utilizado na proteção de vasos de pressão, fermentadores, reatores e tubulações de processo, além da proteção contra sobrepressão, quando bem dimensionado pode evitar danos causados pelo vácuo, como deformação em fermentadores ou reatores numa linha de produção. Em suma, o disco de ruptura tem como objetivo a proteção em todas as fases do processo produtivo de sua indústria.
Os discos de ruptura são dispositivos simples e econômicos, porém muito importantes e imprescindíveis nas plantas industriais para defesa de vidas humanas, meio ambiente e patrimônio. Por proteger vidas, dispositivos de proteção contra sobrepressão e deflagração são exigidos pela norma NR-13 (vasos de pressão).
Pela função de alta responsabilidade executada pelo disco de ruptura, fatores como seu dimensionamento, certificado de fabricação, material do disco, tecnologia e reputação do fabricante, devem ser cuidadosamente estudados antes de sua aquisição.
Por ser um dispositivo de segurança calibrado de fábrica, é importante analisar o local de instalação do disco de ruptura, qual a dimensão correta, classe de pressão, condições de temperatura no processo, material de fabricação, pressão de ruptura, possibilidade de pressão negativa, pressão pulsante, entre outros. Sendo assim, confira no próximo tópico os diversos modelos de mercado!
Quais são os tipos de discos de ruptura?
São três os principais tipos de disco de ruptura:
- Ação reversa: nesse tipo de disco a pressão do processo é aplicada no lado convexo do disco, recomendado para processos cíclicos, tolera vácuo e permite pressões de operação médias e baixas;
- Ação direta: nesse tipo de disco a pressão do processo é aplicada no lado côncavo do disco, recomendado para processos estáticos, restrição com vácuo e permite pressões de operação médias e altas.
- Compacto: esse tipo de disco pode ser de ação reversa ou direta, mas são caracterizados pelo diâmetro nominal bem menor.
A Digisensor Sistemas é uma empresa especializada no combate e proteção contra incêndios ou explosões em riscos especiais. Dentro do mais elevado padrão de excelência a empresa importa, comercializa e presta assistência técnica certificada no país para todos os tipos de discos de ruptura e janelas de alívio de pressão de fabricação Fike Corporation US.
Em outras palavras, a Digisensor Sistemas oferece sua equipe local treinada e certificada pela Fike Corporation, para os serviços de projeto, fornecimento, engenharia de apoio, supervisão de obra e comissionamento na aplicação de discos de ruptura e janelas de alívio de pressão (vents).
Sentiu confiança na solução? Então acesse o link e fale com nossa equipe!