Para que um sistema de proteção contra explosão atue de forma rápida e precisa, a pressão gerada em um evento de deflagração deve ser detectada em poucos milissegundos, promovendo a atuação imediata dos dispositivos de supressão e/ou isolamento (químico ou mecânico) que compõem o conjunto responsável por garantir a segurança do equipamento e, consequentemente, do processo.
O detector cerâmico de pressão de explosão Fike (CEREx) é concebido para medir continuamente a pressão no interior dos equipamentos protegidos. O tempo de resposta é extremamente rápido, permitindo que o detector forneça ao módulo de controle EPC mais de 4.000 amostras por segundo. Com a mesma velocidade, esta informação é processada pelo controlador, podendo determinar se a alteração da pressão identificada é proveniente de um início de explosão ou não.
Os detectores de pressão aplicados nos sistemas de proteção contra explosão Fike possuem aprovações internacionais (FM, CE, CSA, ATEX), grau de proteção IP65 e são concebidos para serem aplicados em áreas classificadas, garantindo a máxima confiabilidade na aplicação. Os mesmos são instalados nos equipamentos através de bocais especiais estrategicamente posicionados no equipamento de processo conforme definido em projeto.