ARTIGOS

Detectores de chama: conheça os tipos e sua importância

Atualmente, existem diversos detectores de chama que variam de acordo com a tecnologia. Apesar da diversidade, todos eles guardam grande relevância.

Neste texto é possível conhecer os tipos de detectores de chama, assim como a importância de tê-los em empresas, centros comerciais e até mesmo em residências.

O que são detectores de chama?

Os detectores de chama são dispositivos compostos de sensores ópticos que identificam indícios de incêndios, neste caso, através da irradiação causada pelas chamas.

Existem diversos tipos de detectores com sensores ópticos e em geral, os detectores apresentam uma curva de sensibilidade em função da distancia do foco de incêndio e seu angulo de visão na forma de um cone.

As diferenças entre as características dos detectores está atrelada ao comprimento de onda de radiação que o mesmo está capacitado a medir.

Isso é possível pois as chamas liberam uma radiação eletromagnética tanto em luz visível quanto em raios ultravioleta e também radiação infravermelha.

O tipo de radiação irá variar de acordo com o material em combustão.

Tipos de detectores

Detectores de chama através de raios ultravioleta (UV)

A tecnologia dos detectores de chama é muito rápida. O processo de detecção do sensor é de três a quatro milésimos de segundo após o início da chama.

No entanto, alguns fatores podem causar confusão na identificação de um incêndio e por isso algumas condições precisam ser levadas em consideração durante a instalação dos detectores UV, sendo elas a radiação, incidência de luz solar e relâmpagos.

Detectores de chama através de raios infravermelhos (IR)

Esse tipo de detector de chama atua através da identificação de gases quentes emitidos pelo foco de incêndio. Isso ocorre devido ao sensor térmico presente nos detectores.

Devido a ação de identificação da temperatura, outros gases quentes podem confundir o aparelho, sendo necessária uma análise prévia do local antes de sua instalação.

Detectores de IR e UV

Há ainda os dispositivos que mesclam as tecnologias e intensificam a eficácia de detecção. Desse modo, é muito mais difícil ter alarmes falsos ou mesmo correr o risco de o aparelho demorar a identificar a chama.

Importância dos detectores

A detecção de chama é um importante aliado na proteção contra incêndios, pois permite a identificação de um dos primeiros indícios de fogo.

Eles são indispensáveis para manter um ambiente seguro ao evitar grandes danos em caso de incêndios, o que os torna ideais para empresas, centros comerciais e demais edificações.

Por isso, se você precisa de detectores de chama, conte com a Digisensor

Detectores de chama
×