Transportadores de correia são equipamentos extremamente comuns e muito utilizados em diferentes segmentos industriais, sendo que uma grande gama de materiais que são transportados neste tipo de equipamento possui características combustíveis, podendo desencadear grandes incêndios caso não sejam detectados em seus momentos iniciais, uma vez que as ações de combate e extinção ao fogo devem ser efetuadas de forma rápida e precisa.
Uma das principais causas de incêndios em correias transportadoras é justamente o atrito gerado entre o material da correia e possíveis roletes danificados (travados). Este atrito gera calor, cuja temperatura pode atingir a temperatura mínima de ignição do material que está sendo transportado, iniciando o processo de combustão do mesmo. Uma forma eficiente de detectar o calor gerado por anomalias em transportadores de correia é a implementação de Cabos Sensores, também conhecidos como Detectores Lineares de Temperatura ou Calor, pois podem ser instalados continuamente em toda a extensão do transportador, possibilitando detectar uma alta temperatura em qualquer ponto ao longo de seu trajeto, iniciando um alarme assim que sua temperatura fixa de ativação for atingida em qualquer uma das regiões em que o cabo estiver presente.
Os Detectores Lineares de Temperatura (cabos sensores) são formados basicamente por dois condutores torcidos entre si (impondo uma pressão entre eles), sendo um deles revestido por uma camada de cobre e ambos isolados individualmente por um polímero sensível ao calor. O conjunto de condutores é envolvido por uma fita de poliéster e protegido externamente por uma capa adequada ao ambiente de trabalho do mesmo.
Por ser um sensor digital de temperatura fixa, assim que a temperatura nominal do cabo é atingida ou excedida em qualquer ponto de sua extensão, o polímero isolante sensível ao calor cede à pressão sobre ele, permitindo que os condutores internos entrem em contato uns com os outros, entrando em curto e originando assim o sinal de alarme.
Para que a detecção do calor nos transportadores de correia seja efetiva, os cabos sensores devem ser instalados em posições estratégicas mais susceptíveis a captarem uma temperatura elevada em toda a extensão do transportador. Como sugestão de aplicação, os cabos devem ser instalados próximo aos roletes e na parte superior da correia, logo acima do material que está sendo transportado. Outros pontos de instalação que possam garantir a velocidade e a efetividade da detecção da elevação da temperatura também podem ser determinados em projeto. Mediante a geração de calor devido o atrito dos roletes com a correia ou até mesmo a combustão do material transportado, ambos atingindo a temperatura limite dos cabos sensores, o sistema de alarme será acionado para ações imediatas da brigada de incêndio ou ativação de sistemas automáticos de combate ao fogo.
Através da Digisensor Sistemas de Segurança Ltda, sua empresa terá o melhor sistema de detecção linear de calor disponível no mercado, cuja aplicação contará com os produtos da Protectowire®, uma das principais marcas mundiais de produtos para prevenção e proteção contra incêndios no segmento de detecção de temperatura.