ARTIGOS

Conheça o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI)

Você sabe o que é PPCI? Essa sigla se refere a uma série de recomendações para manter um ambiente seguro diante de perigos de incêndios!

O Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) é uma obrigação legal (lei n.º 14.376/2013) de locais que necessitem de um alvará de funcionamento ou mesmo uma carta de habitação.

Esse plano varia de acordo com a análise realizada por profissionais de segurança, já que cada ambiente pode requerer um cuidado específico mediante o risco existente no mesmo.

Essas medidas são pautadas nas normas regulamentadoras e, além disso, têm por objetivo garantir a segurança de quem frequenta um determinado ambiente através das medidas necessárias de prevenção e proteção contra incêndios.

Entenda mais sobre o assunto abaixo:

O que compreende o Plano de prevenção e Proteção Contra Incêndios?

O PPCI precisa atender todas as áreas das edificações que apresentarem riscos de incêndio. Por isso, este plano, após ser realizado por uma equipe especializada, precisa da aprovação do Corpo de Bombeiros do estado em questão.

Esse plano compreende elementos de proteção e prevenção presentes na NR 23 e que vão desde incêndios de classe A aos de classe K (variação de acordo com o material que fomenta o incêndio).

Desse modo, tomando como base o Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios, as residências ou estabelecimentos comerciais se mantêm preparados para evitar incêndios, bem como para controlá-los em caso de alguma adversidade.

Exemplos de equipamentos de segurança presentes em PPCI’s

Na formulação de PPCI’s, os profissionais, os quais devem ser credenciados pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), devem indicar as medidas necessárias de prevenção e proteção contra incêndio nas edificações, bem como, determinar os dispositivos e equipamentos necessários para garantir tal segurança.

Esses equipamentos são fundamentais para a garantia de segurança nos ambientes. Então, veja alguns exemplos:

  • Sistemas de combate por água;
  • Detectores de fumaça e temperatura;
  • Extintores de incêndio;
  • Sinalização de emergência;
  • Portas corta-fogo, entre outros.

Relevância do PPCI para sua empresa!

Além de ser uma questão legal, o PPCI é um grande aliado das empresas, pois evita diversos problemas com a segurança. Apenas em 2020, houve um aumento de quase 44% no número de incêndios estruturais.

Esse número assustador pode ser diminuído com um bom Plano de Prevenção, bem como Proteção Contra Incêndios e a manutenção dos equipamentos dispostos nele.

Entre os fatores que o PPCI influencia estão:

  • Diminuição de riscos aos trabalhadores e civis;
  • Diminuição de riscos estruturais para a sua empresa;
  • Redução de gastos com reformas causadas pelo incêndio e;
  • Redução de custos com equipamentos de proteção coletiva desnecessários para o ambiente da sua empresa.

Com tantos aspectos que refletem diretamente a segurança não apenas da sua empresa, mas também dos seus colaboradores, o seu PPCI deve ser uma prioridade!

E se você precisa de equipamentos para atender o seu plano aprovado pelos bombeiros, não deixe de conferir as soluções da Digisensor para o seu negócio!

Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios
×