ARTIGOS

Como prevenir incêndios em locais de transferência de combustíveis?

Pensar na prevenção de incêndios é um dever de todos que têm estabelecimentos. Quando se fala em transporte, transferência ou espaços que armazenam combustíveis, a relevância se torna ainda maior!

Combustíveis em geral são inflamáveis e capazes de causar grandes acidentes, além de prejuízos incalculáveis. Os prejuízos causados em acidentes com combustíveis vão além dos danos materiais ou ambientais, podendo resultar também em perdas de vidas humanas.

Não vale a pena arriscar! Então, nesse artigo falaremos justamente sobre como prevenir incêndios em locais de transferência de combustíveis.

Quer saber mais sobre isso?

Pois não deixe de conferir o artigo na íntegra. Boa leitura!

Locais de transferência de combustíveis

Os espaços em que é necessário transferir combustíveis requerem cuidados indispensáveis. Ao visitar um posto de gasolina, por exemplo, já é exigido por lei que ninguém fume no local. Assim sendo, outros espaços que são utilizados na movimentação de combustíveis também podem ter regras para evitar incêndios, correto?

Confira abaixo quais são elas:

Identificar os riscos e prevenir incêndios

A primeira etapa para prevenir incêndios é identificar quais são os riscos presentes no local. Essa identificação envolve a análise do trajeto, possibilidades de incêndios, derramamento de combustíveis, vazamentos, etc.

Todos esses aspectos ajudarão a planejar as medidas que necessitam ser tomadas visando a prevenção a incêndios de determinado lugar.

Analisar os riscos

Após identificar quais são eles, é importante pensar em estratégias para eliminá-los ou, caso não seja possível, mitigá-los. Quais riscos são maiores? Quais riscos são menores?

Escolher os equipamentos adequados para a contenção e prevenção de riscos

Os trabalhos de análise e identificação precedem a avaliação de riscos. Esta última requer o ranqueamento de prioridades entre os riscos de incêndio em locais de transferências de combustíveis.

É nela também que é possível identificar quais os equipamentos e sistemas ideais para conter os riscos.

Como definir os sistemas de prevenção por prioridade?  Seria um sistema que não deixa resíduos? O local de transferência de combustível demanda quantos extintores de incêndio?

Quais sistemas de combate? Quais sistemas de prevenção?

Todas essas questões são debatidas, bem como respondidas ao longo das etapas de análise de riscos em locais de transferência de combustíveis.

Medidas para prevenir incêndios em locais de transferência de combustíveis

Segundo o engenheiro de campo Élcio Rocha (2015), a prevenção para riscos de incêndios em processos de abastecimento de combustíveis envolve as seguintes medidas:

  • Sistemas de contenção de vazamentos ou derramamentos em tanques de armazenagem de combustíveis;
  • Instalações elétricas devem estar em conformidade com a NR10;
  • Controle da geração, acúmulo, bem como descarga de eletricidade estática;
  • Sinalização de proibição do uso de fontes de ignição nas áreas sujeitas à existência de atmosferas inflamáveis e muito mais.

Apesar das dicas, também é indispensável averiguar as condições do local de armazenagem segundo as normas, bem como, obter as devidas aprovações técnicas para desenvolver operações no local.

Por isso, conte com a Digisensor para adquirir os sistemas de prevenção que você precisar!

transferência de combustíveis
×