As chances de ocorrer acidentes como incêndios e explosões são maiores em alguns lugares do que em outros, devido às próprias características dos locais. Nesse sentido, confira agora o que pode provocar e como evitar um incêndio em depósito de materiais recicláveis.
Incêndio destrói completamente depósito de materiais recicláveis em SP
No último dia 6 de dezembro, um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão de materiais recicláveis em Mogi Guaçu, São Paulo. Segundo o Uol, que noticiou o ocorrido, as chamas começaram em torno das 16h. Até o momento não há registro de vítimas.
Mesmo com o trabalho do Corpo de Bombeiros e da Guarda Municipal, a estrutura do local foi completamente destruída devido à proporção do fogo. De acordo com os bombeiros, a área do galpão era de aproximadamente 1500 m² e eram armazenados materiais de papelão, plástico e papel no local.
Por que há maior risco de incêndios em depósitos de materiais recicláveis?
A chance de acontecer acidentes como explosões e incêndios em depósitos de materiais recicláveis se deve ao fato de que esse tipo de ambiente normalmente abriga elementos que podem facilitar a propagação de chamas.
Uma simples faísca pode ser suficiente para provocar um estrago muito grande, caso entre em contato com o plástico, a madeira ou o papelão. Esses aspectos devem ser levados em consideração, sobretudo nos locais onde o ambiente é mais seco.
Algumas empresas, inclusive, já produzem plásticos com menor potencial de propagação de chamas, constituídos por polímeros ignifugantes, pensando justamente em evitar estragos ocasionados por incêndios. Sendo assim, você pode perceber que esse tipo de material realmente pode ser um problema.
Como evitar incêndios em depósitos de materiais recicláveis?
Como os materiais armazenados nesse tipo de depósito, por si só, representam um risco, é importante que seu armazenamento seja feito de forma adequada. Por isso, é muito importante cuidar do espaço físico, principalmente da ventilação, para garantir boas condições de temperatura e umidade.
Também é necessário colocar equipamentos para a contenção de possíveis chamas em depósitos de materiais recicláveis, como os extintores, por exemplo.
É melhor prevenir
Você deve conhecer o ditado popular que diz que é melhor prevenir do que remediar. Então, se você tem um comércio, independentemente de ser de pequeno, médio ou grande porte, saiba que investir em equipamentos contra incêndios e explosões é fundamental para se precaver contra prejuízos futuros.
Para evitar esse tipo de problema, nós da Digisensor trabalhamos como o que há de mais atual no mercado, pensando justamente na sua segurança. Por isso, não deixe de conferir nossas soluções.