ARTIGOS

Como a válvula de alívio de pressão e vácuo protege tanques de armazenagem de líquidos?

A válvula de alívio de pressão e vácuo ou PVRV do termo inglês Pressure Vacuum Relief Valves é um importante dispositivo de segurança para circuitos hidráulicos. Sua ação é capaz de dispersar o vácuo de tanques, bem como controlar a pressão dos mesmos.

Mas de que modo isso acontece? Entenda mais sobre esse dispositivo no texto abaixo e descubra como a válvula de alívio de pressão e vácuo protege tanques de armazenagem de líquidos contra incêndio e explosão.

O que é a válvula de alívio de pressão e vácuo?

A válvula de alívio de pressão e vácuo é um equipamento para ventilação de tanques de armazenagem de baixa pressão, a qual fica posicionada na parte superior (teto) dos mesmos. Sua ação retém o impacto pressurizado dos circuitos hidráulicos, assim como libera o vácuo decorrente do processo.

O design desse dispositivo de alívio de pressão e vácuo integra-se com a funcionalidade do dispositivo corta-chamas, o que faz com que a válvula forneça a segurança necessária em aplicações com fluidos inflamáveis.

O tamanho das válvulas de alívio de pressão e vácuo variam, adequando-se às dimensões dos tanques de armazenagem. Esse modelo de válvula possui dimensões que variam de DN 50 (2″) até DN 300 (12″) e pode ser fabricada em alumínio, aço carbono ou aço inoxidável.

Como a válvula de alívio de pressão e vácuo protege tanques de armazenagem de líquidos?

Conforme mencionado, essa válvula tem a função de prevenir o descontrole da pressão interna dos tanques, tanto em situações de vácuo como em situações de aumento excessivo da pressão. Essa ação faz com que eventuais danos aos tanques de armazenagem de líquidos sejam mitigados ou evitados.

Para reter a pressão e liberar o vácuo, é necessário realizar a calibragem da válvula, indicando os valores em que a mesma deve operar.

Desse modo, ela evita que ocorra o vazamento de produto por evaporação, principalmente em casos de líquidos inflamáveis, evitando eventuais acidentes.

Além de evitar a perda do produto presente nos tanques, a PVRV diminui a emissão de gases poluentes para a atmosfera a partir da evaporação.

Essa, bem como outras soluções de segurança você encontra no site da Digisensor, uma empresa pronta para auxiliar no combate, proteção e prevenção contra incêndios e explosões e que opera com as melhores soluções do mercado!

válvula de alívio de pressão
×