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Checklist para a gestão de EPIs: tudo o que sua empresa precisa!

Os equipamentos de proteção individual, comumente conhecidos como EPIs são indispensáveis para a segurança dos trabalhadores.

Por essa razão, esses dispositivos estão previstos na Norma Regulamentadora de número 6, ou mais conhecida como NR 6, como parte da segurança do trabalho.

Afinal, esses equipamentos têm o objetivo de proteger o trabalhador de eventuais acidentes ou ocorrências que trazem riscos à saúde no trabalho.

Além desta importância, neste artigo você pode conferir um checklist para a gestão de EPIs. Ou seja, uma lista completa com os equipamentos e responsabilidades que a sua empresa precisa apresentar com relação aos trabalhadores.

Por isso, fique atento a cada item e deixe a sua organização prevenida.

Boa leitura!

Gestão de EPIs: o que é?

Após entender a importância dos equipamentos de proteção individual, você pode estar se perguntando quem é responsável por isso. Portanto, a resposta está diretamente ligada aos líderes à frente da gestão de EPIs.

Em geral, o departamento de RH ou técnicos de segurança do trabalho são os responsáveis por garantir isso.

Pois são eles que têm o objetivo e função de assegurar que todos os equipamentos de segurança pessoal estejam operacionais e presentes na empresa.

Além disso, eles também fomentam ações e cuidados da segurança no trabalho para mitigar riscos de acidentes e tornar as rotinas de trabalho mais seguras.

Checklist para gestão de EPIs

Garantir a existência e o uso de EPIs

Uma das principais atuações dos gestores de EPIs é garantir a existência na empresa e a utilização de equipamentos de proteção individual. Por isso, é importante informar sobre eles e exigir o uso dos mesmos.

Decerto, a necessidade de determinados EPIs varia de acordo com o local de trabalho. No entanto, de maneira geral, os EPIs são os seguintes:

  • Capacetes;
  • Luvas de proteção;
  • Máscaras;
  • Botas de segurança;
  • Óculos de proteção;
  • Camisa e calça especial;
  • Protetores de ouvidos entre outros.

Contratar profissionais qualificados

Essa etapa é fundamental para uma gestão de EPIs eficiente. Afinal, só é possível manter a segurança do trabalho se os responsáveis por isso tiverem a devida capacitação.

Manutenção dos EPIs

Mais do que comprar, informar e exigir o uso, é importante que os gestores de EPIs mantenham um olhar atento e de supervisão. Afinal, algumas pessoas podem não utilizar os equipamentos corretos ou mesmo utilizar um equipamento correto de forma equivocada.

Por isso, realizar a supervisão e manutenção dos EPIs é fundamental para manter a segurança no trabalho.

Conte com a Digisensor para auxiliar e manter a segurança no trabalho!

Além dos EPIs, existem diversas outras responsabilidades que uma empresa precisa ficar atenta quando o tópico é segurança no trabalho.

Por isso, você pode contar com a experiência da equipe da Digisensor para obter soluções profissionais de proteção contra incêndios e explosões em sua empresa.

Então fale conosco e pergunte sobre nossa solução!

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