Soluções

H2O

H2O

Downloads disponíveis:

WATER MIST – DURAQUENCH FIKE

Sistema Water Mist

Um novo tipo de tecnologia disponível no mercado de combate a incêndio são os sistemas de Water Mist (do inglês “Névoa de Água”). Esses sistemas baseiam-se no combate do incêndio com 1/5 da quantidade necessária de água em comparação aos sistemas com sprinkler.

Essa tecnologia proporciona uma névoa fina de água que fornece resfriamento eficiente, com o objetivo de apagar incêndios dos tipos A (elétrico), B (combustíveis) e C (elétrico). Como a água é liberada em gotas minúsculas e a baixa pressão, fica claro o motivo de necessitar de uma quantidade menor de água para o combate do incêndio.

Os sistemas de combate a incêndio a partir desse princípio possuem tubulação e conexões, difusores de descarga, bombas e válvulas, sendo que podem ser ativados automaticamente a partir de um sistema interligado de detecção de incêndio ou mesmo manualmente por intervenção humana.

Entretanto, é necessário lembrar que os sistemas Water Mist continuam utilizando água como agente de combate, ou seja, ainda apresentam um certo nível de risco a materiais sensíveis, mais especificamente, eletricidade, documentos e aparelhos eletrônicos, por isso é necessário realizar uma avaliação preventiva dos bens sendo protegidos antes da escolha do agente para combate do incêndio.

O sistema de incêndio WATER MIST ou WATER FOG é a tecnologia mais moderna e avançada para a extinção de incêndios com água. É um sistema de supressão de incêndio que utiliza água pressurizada que é conduzida por uma tubulação para bicos especiais, que nebulizam essa água no ambiente protegido. Os bicos especiais do sistema de incêndio WATER MIST nebulizam a água sob a forma de nano-gotículas. Com essa ação, cada gota de água é “quebrada” em muitas nano-gotículas. Com isso, a água do sistema de incêndio WATER MIST se torna uma névoa e quando se aproxima do fogo, se transforma em vapor de baixa temperatura. Isso faz com que, em um processo acelerado de resfriamento, consiga, em pouco tempo que a temperatura seja reduzida. Esse vapor de água de baixa temperatura também aumenta muito a umidade do ambiente, impedindo que o fogo procure novo suprimento de oxigênio para realimentar as chamas. Com isso, um sistema de incêndio WATER MIST extingue o incêndio muito rapidamente, com poucos danos materiais causados pela água, inclusive sobre equipamentos sofisticados, mobiliário de alto valor e obras de arte.

Aplicação: na Europa, Estados Unidos e China, o sistema de incêndio WATER MIST vem sendo cada vez mais utilizado para a proteção contra incêndio em museus, salas de arquivos, hotéis e edifícios de alto luxo, estações de metrô e proteções específicas em indústrias, tais como salas de testes de motores e grandes fritadeiras industriais. Uma outra utilização especial e cada vez mais utilizada é no combate a incêndio em túneis rodoviários e ferroviários, locais onde a proteção tradicional com sprinklers e hidrantes é pouco eficiente.

Características: natural, não tóxico, econômico e eficiente, o spray de Water Mist é uma solução que oferece proteção efetiva contra incêndios, sem causar os danos de um sistema tradicional à base de água. O Sistema Water Mist extingue o fogo pelos seguintes processos:

-Retira o calor dos materiais em combustão e consequentemente evitando a auto-ignição.

-O vapor de água produzido reduz a concentração de oxigênio no ar, inibindo as chamas.

-Absorve o calor irradiado pela chama nos combustíveis, diminuindo a propagação do incêndio.

-Remove as partículas de fumaça, fuligem e dilui os gases tóxicos.

WATER SPRAY

O sistema Water Spray é indicado para combate incêndios em transformadores e máquinas com óleos ou outros líquidos combustíveis, pelo uso exclusivo da água nebulizada sob pressão e projetado conforme norma NFPA 15.

A instalação desse sistema é permanente e fixa, montada acima e ao redor do equipamento protegido, com operação automática através de um sistema de detecção de incêndio. O sistema é empregado em todas as partes do mundo, para proteção contra incêndio eficiente em:

  • Equipamentos elétricos a óleo (transformadores, geradores, chaves disjuntoras, etc).
  • Sistemas de lubrificação e mancais de geradores movidos por turbinas.
  • Caldeiras a óleo combustível.
  • Instalação para processamento químico.
  • Máquinas que utilizam líquidos combustíveis.
  • Depósitos de tintas e vernizes.

O sistema de combate a incêndio por Water Spray deve ser projetado conforme a norma NFPA-15, conforme o tipo de risco da área a ser protegida.

O sistema é composto por bicos nebulizadores, rede de projetores do tipo HV, válvula dilúvio com acionamento manual e automático, tubulação em aço carbono ASTM-A106, Schedule 40 e conexões classe 20, rosca NPT.

O Sistema Water Spray poderá ser atuado de forma automática ou eletricamente através de botoeira manual ou mecanicamente na própria válvula diluvio.