Soluções

Detecção e Supressão de Explosão

Detectores

A Fike Corporation, empresa multinacional americana, é líder de mercado em soluções de proteção contra explosão, com produtos patenteados e tecnologia de última geração. A Digisensor Sistemas é o distribuidor nacional que oferece soluções completas e personalizadas.

A Fike desenvolveu o state of the art em termos de sistemas de proteção contra explosão. Fornecemos hoje o mais eficiente, confiável e moderno sistema de detecção e supressão de explosão, que atua em processos industriais com altos índices de explosividade Kst em riscos de categoria 1, 2 e 3.

Os sistemas de detecção e supressão de explosão fornecidos pela Digisensor são projetados para monitorar e suprimir quimicamente uma explosão em seu estágio inicial, evitando o desenvolvimento de uma onda de choque destrutiva ou uma catástrofe.

Através de sensores de pressão precisos e confiáveis, módulos eletrônicos microprocessados, software dedicado e interface com o usuário amigável, o sistema EPACO da Fike é a solução mais segura.

Segundo os engenheiros especialistas, é o sistema de detecção de explosão mais rápido existente no mercado.

O conceito de proteção contra explosão envolve a detecção do sinistro e a supressão imediata da chama, antes que se desenvolva um nível destruidor de pressão e temperatura.

No caso da explosão industrial de pó ou atmosferas perigosas, intervalos da ordem de milissegundos são suficientes para que a combustão instantânea ocorra até desenvolver pressões destrutivas. Por este motivo, a velocidade de resposta do sistema de supressão é um fator crítico para que o projeto de proteção contra explosão seja eficaz.

Módulos

Além de sofisticado e seu design modular, tamanho reduzido, compatibilidade global e instalação pré-configurada tornam os sistemas de controle da Fike flexíveis e fáceis de usar. Constituído por cinco módulos básicos, os nossos sistemas são fáceis de instalar, totalmente compatível e facilmente programável. Escolha apenas um módulo ou uma combinação de módulos para criar precisamente o sistema de proteção contra explosão indicado para a sua aplicação.

  • Módulo Anunciador (AM): central de comando/comunicação com função para obtenção total do histórico
  • Placa de relé (RC8): relés para interface do equipamento de processo, permitindo ao sistema fazer uma distinção entre situações problemáticas críticas e não críticas.
  • Fonte de alimentação (PSU): sistema de alimentação ininterrupta para uma maior segurança e total fiabilidade.
  • Detector cerâmico: deteção virtualmente não vulnerável a danos e ativação não intencional.
  • Controlador de Proteção contra Explosão (EPC): oferece múltiplas opções de proteção contra riscos, histórico da pressão de ativação dos detectores e do estado/evento do sistema.

Supressão

Os sistemas de supressão de explosão da Fike são concebidos para detectar e suprimir quimicamente uma explosão nas suas fases iniciais antes da explosão causar um desastre ou se tornar catastrófica. Enquanto que as pressões de explosão que não são contidas atingem níveis perigosos em menos de 50 milissegundos, a tecnologia única da Fike consegue detectar e responder em menos de 1 milissegundo evitando uma catástrofe.

Adicionalmente ao sistema de supressão da Fike, reduz a propagação de quaisquer chamas para outros equipamentos do processo. Container e design da agulheta patenteados minimizam as restrições de fluxo, ajudando na rápida extinção da explosão e minimizando a acumulação de pressão no interior do equipamento do processo. O container de supressão não possui elementos móveis nem pontos de desgaste, o que reforça a confiabilidade do seu sistema de supressão Fike.

Um sistema de supressão de explosão da Fike oferece muitas outras vantagens concretas:

  • Suprime riscos de explosão de poeiras de Classe ST III – proporcionando ao seu negócio o nível mais elevado de proteção contra explosão industrial
  • Agulhetas de dispersão patenteadas oferecem uma cobertura total e aumentam a velocidade de descarga do agente
  • O design do circuito de controlo da Fike assegura um funcionamento contínuo mesmo se dois fios ficarem danificados
  • Evita o aumento gradual de pressão e explosões secundárias com equipamento interligado
  • Retém materiais tóxicos ou valiosos no interior do equipamento do processo
  • O GCA (atuador com cartucho de gás) oferece um detonador mais seguro e mais confiável
  • Existem várias opções disponíveis para uma variedade de agentes e aplicações sanitárias especiais

É necessário conhecer as características de explosividade do combustível potencial para conceber um sistema de supressão de explosão eficaz. A Fike possui as suas próprias instalações de ensaio para realizar estes testes, bem como outros ensaios relevantes, para ajudar a identificar o equipamento de segurança e proteção indicado para a sua aplicação. A Fike oferece designs baseados na solução que lhe garantem uma estratégia de proteção contra explosão baseada nas suas necessidades específicas.

Os sistemas de Supressão de Explosão da Fike são aprovados pela FM e cumprem ou excedem as normas globais, nomeadamente:

  • ATEX
  • NFPA 69
  • CSA